Topo

Diretor de "O Clã das Adagas Voadoras" é acusado de transgredir a regra do filho único na China

Diretor chinês Zhang Yimou - Johaness Eisele/AFP
Diretor chinês Zhang Yimou Imagem: Johaness Eisele/AFP

09/05/2013 08h33

O famoso cineasta Zhang Yimou, uma das principais figuras culturais da China, foi acusado de ter violado a rígida política do filho único, informa a imprensa chinesa.

O diretor de "Lanternas Vermelhas" e "O Clã das Adagas Voadoras" tem pelo menos sete filhos concebidos com várias mulheres, destaca a imprensa.

Os jornais publicaram a notícia depois de vários dias de boatos na internet, provocados pela divulgação de uma foto de sua última esposa com três crianças.

O serviço de planejamento familiar de Wuxi (leste da China) iniciou uma investigação e, levando em consideração a renda do artista, o cineasta pode ser condenado a pagar uma multa de 160 milhões de yuans (20 milhões de euros).

O diretor de "O Sorgo Vermelho" e "Herói" não comentou a informação. Muitas pessoas criticaram na internet as supostas violações da regra, por considerá-las um privilégio dos ricos.

Inicialmente popular por seus filmes proibidos, o diretor de 61 anos passou a ser um dos promotores do regime, participando nas grandes cerimônias oficiais, como a celebração dos 60 anos da China comunista em 2009 ou a a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.