Topo

Com relatos de Rumsfeld, documentário retrata política externa dos EUA

Veneza (Itália)

04/09/2013 15h07

Enquanto o governo dos Estados Unidos debate uma intervenção na Síria, o documentário "The unknown known" (O desconhecido conhecido), do mestre do gênero Errol Morris, oferece um retrato cínico e de grande atualidade de como e quem decide a política externa da maior potência mundial. O longa foi exibido nesta quarta-feira (4) no Festival de Veneza.

O filme é baseado em 33 horas de entrevista com o influente Donald Rumsfeld, que foi secretário de Defensa durante a presidência de George W. Bush e um dos idealizadores da guerra ao terrorismo após os atentados de 11 de setembro de 2001.

"A falta de provas não é uma prova de que não existe", afirma Rumsfeld sobre as armas de destruição em massa, argumento usado para justificar a guerra do Iraque.

Durante as longas conversas com um dos personagens mais poderosos dos Estados Unidos, que passou quase 40 anos nos salões do poder, Morris, vencedor do Oscar por "Sob a Névoa da Guerra", faz perguntas, destaca contradições e, apesar de não apresentar revelações, oferece um documento histórico.

"Não se trata de ficção. O princípio que aplico, correto ou não, é oferecer a complexidade do personagem que entrevisto", explicou Morris, que tentou "entrar na mente" do homem que aprovou a guerra no Afeganistão e autorizou formas de interrogatórios consideradas torturas nos centros de detenção americanos de Abu Ghraib (Iraque) e Guantánamo (Cuba).

Rumsfeld apresenta sua visão sobre alguns dos momentos mais importantes de sua longa carreira, como o trabalho ao lado do ex-presidente Gerald Ford para enfrentar o caso Watergate e a saída do Vietnã.

Ao traçar o perfil de Rumsfeld, hábil em suas opiniões, mas "que se contradiz", como destaca Morris, saia do documentário como um personagem "misterioso".