Topo

Diretor de "A viagem de Chihiro" confirma aposentadoria

6.set.2013 - Hayao Miyazaki anuncia aposentadoria em Tóquio  - Koji Sasahara/AP
6.set.2013 - Hayao Miyazaki anuncia aposentadoria em Tóquio Imagem: Koji Sasahara/AP

06/09/2013 10h34

O mestre japonês do cinema de animação Hayao Miyazaki confirmou nesta sexta-feira (6) que não voltará a dirigir filmes, mas que deseja continuar trabalhando por mais 10 anos.

"Gostaria de trabalhar por mais 10 anos, mas acredito que os longas-metragens não são mais o meu trabalho", disse Miyazaki, de 72 anos.

O estúdio Ghibli, que produz seus filmes, anunciou na semana passada no Festival de Veneza, onde Miyazaki exibiu "Kaze Tachinu", a aposentadoria do cineasta, considerado em todo o mundo um gênio da animação.

"Desta vez é verdade, eu falei ao produtor", explicou Miyazaki, que já havia revelado várias vezes a intenção dee deixar de dirigir filmes de animação que precisam de muitos anos de trabalho.

"Serei um homem livre. No entanto, enquanto puder dirigir meu carro até o estúdio, farei isto. O que quiser fazer, eu farei", disse o cineasta, conhecido por filmes como "Princesa Mononoke" e "A viagem de Chihiro" ou "Ponyo".

A entrevista coletiva de Miyazaki, que fala pouco em público, reuniu mais de 600 jornalistas em Tóquio.

"Kaze Tachinu precisou de cinco anos. Se eu pensasse em outro filme, precisaria de mais seis ou sete anos. Vou completar 73 anos e teria 80 ao terminar", disse o cineasta japonês.