Topo

Academia de Hollywood processa família por vender estatueta do Oscar

Cartaz em inglês de "Minha Namorada Favorita" (1942); a família do diretor de arte Joseph Wright, que ganhou um Oscar pelo filme, vai leiloar a estatueta - Reprodução
Cartaz em inglês de "Minha Namorada Favorita" (1942); a família do diretor de arte Joseph Wright, que ganhou um Oscar pelo filme, vai leiloar a estatueta Imagem: Reprodução

De Los Angeles (EUA)

02/07/2014 17h13

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood está processando a família de um ganhador de Oscar por ter leiloado a estatua, descumprindo o contrato assinado com a instituição.

A Academia afirma que a família do diretor de arte Joseph Wright, que levou o Oscar por "Minha Namorada Favorita" (1942), leiloou o troféu por 79,2 mil dólares no mês passado.

Segundo o contrato que todos os ganhadores de Oscar assinam com a Academia, a prestigiosa instituição tem a primeira opção de compra de qualquer estatueta a um preço estipulado de 10 dólares.

"A Academia nunca quis que o Oscar fosse tratado como um artigo negociável", assinala o texto do processo, segundo a revista "The Hollywood Reporter".

A Academia afirma que a família de Wright, que morreu em 1985, fez um acordo com o leiloeiro Briarbrook para realizar o leilão, ocorrido em 24 de junho. O leiloeiro ainda não se pronunciou sobre a notícia do processo.

Não é a primeira vez que a Academia abre um processo contra a venda de sua estatueta. Em fevereiro de 2012, a instituição tentou - mas não conseguiu - bloquear o leilão de 15 troféus por 3 milhões de dólares.

Entre eles, estava o Oscar de melhor roteiro para Herman Mankiewicz por "Cidadão Kane" (1941).