Topo

Filme sobre assassinato de Indira Gandhi gera polêmica na Índia

Hosni Mubarak cumprimenta a então primeira-ministra da Índia, Indira Gandhi, durante reunião na cidade indiana de Nova Déli - AP - 7.mar.1983
Hosni Mubarak cumprimenta a então primeira-ministra da Índia, Indira Gandhi, durante reunião na cidade indiana de Nova Déli Imagem: AP - 7.mar.1983

21/08/2014 10h53

Um filme sobre o assassinato da primeira-ministra indiana Indira Gandhi, que tem estreia prevista na Índia para sexta-feira (22), está sendo alvo de críticas e pedidos de proibição por supostamente glorificar seus assassinos.

"Kaum De Heere" (Na tradução livre: "Diamantes da Comunidade") conta a história dos seguranças sikhs de Gandhi, que a mataram em 1984.

A juventude do Partido do Congresso de Gandhi escreveu ao atual primeiro-ministro, Narendra Modi, dizendo que o filme apresenta os dois guarda-costas como heróis.

Uma fonte do Ministério da Informação e Difusão afirmou que as autoridades ainda estão estudando se o filme poderá ser lançado ou não.

Segundo a imprensa local, as agências de inteligência alertaram para possíveis atos de violência no país, caso a obra chegue às salas de cinema.

O exército indiano atacou, em 1984, sob ordens de Indira Gandhi, o Templo Dourado dos sikhs em Amritsar, buscando separatistas instalados no local sagrado.

Meses mais tarde, dois dos seguranças da primeira-ministra dispararam contra ela, desencadeando uma onda de violência contra a comunidade sikh, que deixou 3.000 mortos.