Topo

Documentário "Citizenfour" pinta retrato íntimo de Snowden; veja trailer

13/10/2014 11h40

O analista da inteligência americana Edward Snowden, que recebeu asilo em Moscou depois de revelar o sistema de vigilância eletrônica do governo dos Estados Unidos, conta com a presença de sua namorada americana na Rússia, segundo um documentário.

A produção "Citizenfour", de quase duas horas e produzida por Laura Poitras, pinta um retrato íntimo de Snowden escondido em um hotel de Hong Kong enquanto divulga as ações da Agência de Segurança Nacional (NSA) e, em seguida, traça a sua fuga.

Neste final de semana, o documentário, que estrou no Festival de Cinema de Nova York, ganhou seu primeiro trailer, no qual Snowden quer que americanos saibam que estamos sendo observados. Poitras lê uma mensagem escrita por Snowden: "Eu sou um funcionário sênior da inteligência do Governo. Espero que você entenda que entrar em contato com você foi extremamente arriscado".

O filme afirma que a namorada do americano, Lindsay Mills, se juntou a ele em Moscou em julho. Um pequeno trecho mostra Mills preparando o jantar com Snowden em uma cozinha com painéis de madeira, mas a conversa do casal não é registrada e ela não é entrevistada.

Antes, o documentário mostra Snowden em Hong Kong dando a notícia a sua parceira de que não voltaria tão cedo aos Estados Unidos, depois que agentes se dirigiram a sua casa no Havaí.

"É uma situação difícil", afirma Snowden, à beira das lágrimas na cama em seu quarto de hotel por contar a Mills que poderia não voltar.

"Ela não tem ideia (do que estou fazendo)", afirma. Ele diz que se sente mal por simplesmente desaparecer enquanto ela estava de férias, mas ressalta que fez isso para protegê-la.