Topo

Censura britânica volta atrás e diz que não há sexo em "As Aventuras de Paddington"

De Londres

19/11/2014 13h51

O conselho britânico responsável pela classificação dos filmes anunciou nesta quarta-feira que retirou a advertência de que "As Aventuras de Paddington", filme infantil sobre o popular ursinho desamparado, contém "referências sexuais moderadas".

Criador do personagem adaptado para o cinema, o escritor Michael Bond, 88 anos, se declarou "totalmente assombrado" pela mera insinuação de que existiam elementos sexuais no filme.

O Conselho Britânico de Classificação de Filmes (BBFC, na sigla em inglês) viu a referência sexual em uma cena em que um policial flerta com um homem disfarçado de mulher, o pai da família que adota o ursinho.

"Eu ficaria desapontado. Talvez não durma bem. Não posso imaginar quais são as referências sexuais. Não estão no livro", disse Bond ao jornal britânico "Daily Mail".

"Não recomendável"

O BBFC catalogou o filme, que estreia na próxima semana na Inglaterra, como "PG", iniciais de "Parental Guidance", o que significa que não é recomendável para crianças pequenas.

Para justificar a decisão, o BBFC alegou que o filme tem exemplos de "conduta perigosa", quando Paddington se esconde na geladeira ou quando o vilão ameaça matar o ursinho.

Mas a controvérsia levou o BBFC a anunciar a retirada da menção de "referências sexuais moderadas" e substituir por "insinuações", apesar da manutenção da classificação "PG" para o filme.

A obra de Bond narra as aventuras de Paddington, um ursinho adotado por uma família que o encontra na estação londrina de mesmo nome, com um cartaz que diz "Por favor, cuidem deste urso. Obrigado".

Veja o trailer de "As Aventuras de Paddington"