Topo

Búzios ganha ares de Riviera Francesa em mostra que homenageia Bardot

De Búzios (RJ)

24/11/2014 14h13

Em plena 1ª Mostra Búzios-France, que acontece desde sábado (22), a cidade de Búzios, no Rio de Janeiro, ganha ares de Riviera Francesa ao receber o festival de cinema francês para lembrar os 50 anos da passagem pelo balneário de um ícone da sétima arte, a atriz Brigitte Bardot. Patrocinada pela Prefeitura de Búzios, a iniciativa partiu da produtora Cíntia Sod, diretora da Mostra. "Nós queremos, através do cinema e outras formas de arte, trazer a França para Búzios e levar Búzios para o mundo", afirma.

O evento promove um intercâmbio cultural ao trazer convidados franceses envolvidos na produção cinematográfica, atraindo artistas, produtores e cinéfilos brasileiros interessados na programação e nas discussões possibilitadas por esse contato.

bardot - Reprodução - Reprodução
Carta escrita por Brigitte Bardot e enviada à mostra em Búzios
Imagem: Reprodução


"A França, assim como o Brasil, é uma potência cinematográfica mundial. Ela pode nos proporcionar muitas experiências positivas e, ao mesmo tempo, receber informações enriquecedoras, estabelecendo uma troca", disse o ator e rapper brasileiro André Ramiro.

Além de encontros que visam aproximar os cinemas de ambos os países, mais de 20 sessões gratuitas e abertas para todo o público serão exibidas até esta terça, data de encerramento do festival.

Mario José Paz, ator argentino e fundador do Cine Bardot, uma das casas que abrigam as exibições, acredita que o festival "facilita o acesso a bons filmes", mas que a participação popular em massa é um costume que ainda precisa ser criado.

"O Cine Bardot é um cinema elitista no sentido de que a sua programação é fechada. Por outro lado, nunca ninguém deixou de entrar por falta de dinheiro. Aqui se paga com pintura, com peixe, com o que tiver. É importante que se crie público entre os moradores da cidade", conta Paz.

Segundo o prefeito de Búzios, André Granado, a mostra também funciona como uma forma de promover uma aproximação maior com a França.

O cônsul-geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, participou da noite de abertura do festival e afirmou, em entrevista à AFP, que a relação entre o Brasil e a França "é muito rica e intensa" em diversos setores, entre eles o da cultura.

"Eu espero que a Mostra aconteça todos os anos, possibilitando ao público de Búzios o contato com filmes franceses de todas as épocas", acrescentou.

Homenagem a um ícone do cinema francês

A eterna Brigitte Bardot, que neste ano completa 80 anos de idade, foi escolhida para ser homenageada na primeira edição do festival.

Danielle Roche, diretora de publicação da revista "Vivre Saint-Tropez", acredita que "o festival é muito importante, pois é a promoção do cinema francês, que tem em Bardot sua maior representação".

Há 50 anos, a atriz foi levada a Búzios, onde viveu por quatro meses na companhia de seu então namorado Bob Zagury.

Para o jornalista e empresário Ricardo Amaral, a cidade passou a ser marcada por Bardot a partir daquele momento.

"Eu acho que este festival nada mais é do que a consequência do que Búzios e França têm em comum: um elo criado por ela e desenvolvido por milhares de pessoas depois", afirmou Amaral.

Considerada um ícone do cinema francês, Bardot foi um símbolo sexual de sua época e um dos cem nomes mais influentes da moda, segundo a revista americana "TIME".

Ao saber que seria homenageada pelo festival, escreveu uma carta aos produtores do evento, trazida por Danielle Roche, em que se dizia "muito orgulhosa em inaugurar a Mostra 2014".

"Viva Búzios! Foi nesta pequena cidade perdida e desconhecida que eu fui mais feliz", declarou Brigitte Bardot, que hoje vive reclusa na cidade francesa de Saint-Tropez, região sul do país, onde se dedica aos direitos dos animais.