Topo

Russo "Leviatã" ganha Globo de Ouro de filme estrangeiro

O drama "Leviatã", do cineasta russo Andrey Zvyagintsev, conta a história da insegurança de vários personagens em um "novo país", abordando a condição humana sobre a terra. Elena Lyadova e Vladimir Vdovichenkov estão presentes no elenco. - Divulgação
O drama "Leviatã", do cineasta russo Andrey Zvyagintsev, conta a história da insegurança de vários personagens em um "novo país", abordando a condição humana sobre a terra. Elena Lyadova e Vladimir Vdovichenkov estão presentes no elenco. Imagem: Divulgação

12/01/2015 11h21

Dirigido pelo diretor russo Andrey Zvyagintsev, "Leviatã" conquistou neste domingo (11) o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, na festa que aconteceu em Beverly Hills, na Califórnia.

O filme derrotou "Força Maior" (Suécia), "Gett: The Trial of Viviane" (Israel), "Ida" (Polônia/Dinamarca) e "Tangerines" (Estônia) e desponta como favorito para o Oscar, que terá seus indicados anunciados na quinta-feira (15).

"Dá no mesmo se você é coreano, americano, russo, ou francês. A trágica história de um homem que se confronta com um sistema indiferente é totalmente universal", afirmou o diretor, ao receber sua estatueta. "Quanto mais pensamos no nosso filme, mais acreditamos nele", completou.

"Leviatã" conta a vida de Kolya, um homem que administra uma oficina mecânica em um pequeno povoado de pescadores russo, onde vive com a mulher e seu filho do casamento anterior.

A produção levou o prêmio de melhor roteiro, no Festival de Cannes, e de melhor filme estrangeiro, no Festival de Cinema Independente Spirit.

Zvyagintsev é um dos mais aclamados diretores russos da atualidade. Em 2003, ganhou cinco prêmios no Festival de Cinema de Veneza, com "Vozvrashchnie".