Topo

Festival de Berlim destaca mulheres e tem brasileiros em mostra paralela

De Berlim (Alemanha)

03/02/2015 17h27

O Festival de Berlim começa na próxima quinta-feira (5), com um destaque especial para as mulheres e uma presença significativa do cinema brasileiro na mostra paralela Panorama.

A 65ª edição da Berlinale terá como filme de abertura "Nobody Wants the Night", da espanhola Isabel Coixet. No total, serão exibidos 441 produções em mostras paralelas e na competição oficial, na qual 19 filmes disputam o Urso de Ouro, que será entregue em 14 de fevereiro.

O filme de Coixet tem como protagonista a francesa Juliette Binoche, no papel da mulher do explorador Robert Peary, que sai em busca do marido na Groenlândia.

Nicole Kidman, Cate Blanchett, Helen Mirren e Léa Seydoux também devem comparecer à Berlinale, que, segundo o diretor da mostra oficial, Dieter Kosslick, abriu caminho para "mulheres fortes, que enfrentam situações extremas".

A francesa Lea Seydoux, que estará na próxima aventura de James Bond, retorna a Berlim para a estreia de "Diário de uma Camareira", de Benoît Jacquot, uma nova adaptação do clássico da literatura francesa que já foi filmado por mestres como Jean Renoir e Luis Bunuel.


Brasil na mostra Panorama

Três filmes brasileiros estão na mostra Panorama de Berlim. "Ausência", de Chico Teixeira, "Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert, e "Sangue Azul", do diretor Lírio Ferreira.

"Que Horas Ela Volta?" já foi exibido no Festival de Sundance, onde Regina Casé e Camila Márdila dividiram o prêmio de melhor atriz na mostra "World Cinema Drama" (veja o trailer acima). Já "Sangue Azul" será o filme de abertura da mostra.

Os longas-metragens serão exibidos em uma mostra de filmes ainda inéditos na Europa, com prêmios definidos por público e crítica.

Na mostra Fórum será exibido "Beira-Mar", de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, enquanto o curta-metragem "Mar de Fogo", de Joel Pizzini, vai disputar o Urso de Ouro da categoria.


Volta de nomes consagrados

O Festival de Berlim entregará um Urso de Ouro honorário ao cineasta Wim Wenders pelo conjunto de sua carreira, que inclui obras clássicas como "Asas do Desejo", "Paris,Texas" e "O Amigo Americano".

Além disso, Wenders exibirá na Berlinale, fora de competição, seu filme mais recente, "Everything Will Be Fine", protagonizado por James Franco, Charlotte Gainsbourg e Rachel McAdams.

O britânico Peter Greenaway, ausente do cinema há vários anos, retorna com uma proposta de cinema sobre cinema em "Eisenstein em Guanajuato", inspirado na visita do cineasta russo ao México.

Ao lado de Robert Pattinson como Lawrence da Arábia, Nicole Kidmann interpreta a espiã britânica Gertrude Bell em "Queen of the Desert", do também veterano alemão Werner Herzog.

O americano Terrence Malick, 71 anos, vencedor do Urso de Ouro em 1999 por "Além da Linha Vermelha", exibirá "Knights of Cups", que mostra a outra face das celebridades de Hollywood.


Cinema e política

Criada em plena Guerra Fria, a Berlinale nasceu como uma oportunidade de levar o cinema do mundo à cidade, que era então um enclave ocidental no mundo comunista. Desde então, sem esquecer o glamour do tapete vermelho, se virou tradicionalmente para um cinema mais político.

Um dos acontecimentos na edição de 2015 será a estreia do novo filme do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi, "Taxi", no qual apresenta sua visão de Teerã através das janelas de um táxi.

O júri deste ano terá como presidente o diretor americano Darren Aronofsky ("Cisne Negro") e será integrado por Matthew Weiner, criador da série "Mad Men" e pela cineasta peruana Claudia Llosa, entre outros.