Topo

Relatório definitivo sobre acidente de avião de Harrison Ford sairá em um ano

De Los Angeles, nos EUA

06/03/2015 19h51

As autoridades dos EUA continuavam a recolher informações, nesta sexta-feira (6), a fim de determinar as causas do acidente envolvendo o ator Harrison Ford, que estava a bordo de um avião monomotor. O relatório definitivo, no entanto, só será publicado em até um ano.

Ford, de 72 anos, caiu em um campo de golfe situado a oeste de Los Angeles. O aparelho que ele pilotava perdeu potência pouco depois de decolar.

O ator, que também é um aviador experiente, permanece internado em um hospital para poder se recuperar das feridas, mas sua vida não corre perigo. Ainda não foi possível que as autoridades o interrogassem.

Nesta sexta, o avião continuava no local onde houve a colisão para a realização da primeira parte da inspeção. A expectativa é que o avião seja trasladado a um hangar próximo, ao longo do dia.

Os peritos buscavam todo tipo de provas e tiravam fotos detalhadas do avião, um modelo de 1942.

"O aparelho será examinado, assim como o motor e os dados da aeronave, e depois apresentaremos um informe", afirmou Patrick Jones, durante coletiva de imprensa. Jones é responsável pela Junta Nacional de Segurança de Transporte (NTSB, em inglês) e lidera a investigação.

Os primeiros dados assinalam que o motor não perdeu combustível durante a decolagem, mas os investigadores não querem descartar qualquer possibilidade, afinal o aparelho tem mais de 70 anos.

"Provavelmente, este processo vai durar de duas semanas a um mês, mas o relatório definitivo não será publicado antes de um ano", acrescentou.

O ator já tinha detectado um problema no motor, momentos após levantar voo do aeroporto de Santa Mônica. Por isso, ele pediu permissão para realizar uma aterrissagem de emergência, como se pode ouvir pela conversa que manteve com os controladores aéreos.

Ford, então, não conseguiu levar o avião até a pista e terminou desviando-o para um campo de golfe. O astro de Hollywood ainda conseguiu evitar o impacto contra o grande número de residências em volta.