Topo

Aos 42, Sofía Vergara vive a sua 1ª protagonista em "Belas e Perseguidas"

Sofía Vergara (à esq.) e Reese Witherspoon, do filme "Belas e Perseguidas" posam antes da apresentação da Warner, no evento CinemaCon, em Las Vegas - Chris Pizzello/AP
Sofía Vergara (à esq.) e Reese Witherspoon, do filme "Belas e Perseguidas" posam antes da apresentação da Warner, no evento CinemaCon, em Las Vegas Imagem: Chris Pizzello/AP

De Los Angeles

29/04/2015 13h41

Sofía Vergara não esconde que está em um dos melhores momentos de sua vida e conta os dias para a estreia de seu primeiro filme como protagonista, "Belas e Perseguidas", que corrobora seu sucesso em Hollywood.

As portas se abriram para a colombiana em 2009, quando conquistou o papel de Gloria na série de TV "Modern Family", uma personagem divertida e histérica que lhe rendeu quatro indicações ao Globo de Ouro e outras quatro ao Emmy.

Apesar do êxito, ela ficou surpresa com o fato de Reese Witherspoon, atriz vencedora do Oscar, a ter procurado para dividir a cena em "Belas e Perseguidas".

A comédia, dirigida por Anne Fletcher ("A Proposta", 2009), estreia dia 8 de maio nos Estados Unidos e deve chegar aos cinemas brasileiros em 9 de julho.

Vergara interpreta Daniella Riva, uma colombiana que tenta escapar dos assassinos que mataram seu marido narcotraficante.

Sua proteção fica a cargo de Cooper (Witherspoon), uma agente de polícia rígida. As duas acabam em uma "road trip", repleta de situações cômicas.

"Percebi que é um filme especial porque não é o típico filme em que as garotas tentam conquistar um cara ou se casar com um cara", afirma Vergara, nascida em Barranquilla em 1972.

"O filme trata de duas mulheres distintas, com personalidades diferentes, que tentam conseguir a mesma coisa: sobreviver", explica.

Depois de papéis coadjuvantes em "Chef" (2014), "Machete Mata" (2013) e "Amante a Domicílio" (2013), entre outros, este filme representa a estreia de Sofía Vergara como protagonista aos 42 anos, uma idade na qual muitas atrizes começam a ser esquecidas em Hollywood.

No caso da colombiana, as coisas aconteceram em outro ritmo pelas barreiras culturais e linguísticas encontradas nos 25 anos de carreira. Mas seu sucesso também coincide com um momento de alta das mulheres e dos latinos na indústria.

Inglês e espanhol

"Belas e Perseguidas" mistura com naturalidade diálogos em espanhol e inglês. Uma das cenas mais divertidas é quando Cooper, cansada de ouvir Daniella falar em seu idioma materno, decide responder em espanhol.

"Eu leio que os hispânicos são entre 35% e 50% do público [nos EUA], mas depois não vejo os filmes refletindo a realidade do país", destacou Witherspoon que, assim como Vergara, é uma das produtoras do longa-metragem.

"Você pode ver medo em seus olhos, confusão e, às vezes, ansiedade", disse colombiana, com seu habitual senso del humor, sobre os esforços de pronúncia de Witherspoon, 39 anos. "Consigo entender por que as pessoas dão risadas. É engraçado ver alguém que tenta falar e parece confuso."

Vergara superou o tema. Há alguns meses ela é cidadã dos Estados Unidos, onde desembarcou quando o filho Manolo era um bebê --agora é um jovem de 23 anos.

A naturalidade é tamanha que ela virou um grande atrativo publicitário. Em 2014, ela recebeu US$ 37 milhões e foi, pelo terceiro ano consecutivo, a atriz de televisão mais bem paga do mundo.

Na vida privada, Sofía Vergara também está feliz e prepara o casamento com o ator Joe Manganiello, mas sem esquecer suas raízes.

"Tento que meu trabalho seja parte da minha vida, procuro desfrutar e compartilhar com meus amigos e família, meu dinheiro, minha casa, meus eventos e minha fama. Mas a vida passa muito rápido, e você não pode levar o trabalho muito a sério. Com um pouco de sorte, não mudei em todos estes anos", afirma.