Topo

Astro de Bollywood Salman Khan é condenado por atropelar sem-teto

Salman Khan posa para a terceira temporada do evento Celebrity Cricket League (CCL), Mumbai, em 2013 - AFP PHOTO/FILES
Salman Khan posa para a terceira temporada do evento Celebrity Cricket League (CCL), Mumbai, em 2013 Imagem: AFP PHOTO/FILES

de Mumbai, Índia

06/05/2015 11h23

O astro de Bollywood Salman Khan foi condenado, nesta quarta-feira (6), a cinco anos de prisão por atropelar e matar um homem que dormia na rua e fugir sem oferecer auxílio.

O tribunal indiano considerou culpado de homicídio voluntário Salman Khan, que estava ao volante de uma caminhonete 4x4 e fugiu em 2002, depois de sair de uma festa.

Testemunhas dos sobreviventes da tragédia indicaram que o ator de 49 anos estava em alta velocidade quando atropelou um grupo de pessoas que dormia perto de uma padaria em um luxuoso bairro de Bandra West, na cidade de Mumbai, em setembro de 2002. Uma delas morreu e outras ficaram feridas.

O astro de Bollywood ficou famoso pelo filme "Dabangg" em que vive um policial corrupto e conhecido por métodos pouco ortodoxos.

O ator se mostrou abatido após a divulgação da condenação, segundo um jornalista da AFP presente no local.

Existiam possibilidades de que a condenação fosse de até 10 anos de prisão, mas o juiz D.W. Deshpande o setenciou a cinco.

O promotor Pradeep Gharat estimou que uma multa não seria suficiente e que "a pena deveria ser dissuasiva". Sua defesa havia pedido para evitar a prisão, argumentando seu compromisso com uma organização filantrópica e assegurando que sofre de um problema neurológico.

Em março, Khan se declarou inocente ante o tribunal, afirmando que era seu motorista, e não ele, quem estava ao volante. O próprio motorista depôs que era o ator quem dirigia o veículo quando o pneu dianteiro furou, tornando difícil a freagem e a mudança de direção.

No entanto, o juiz considerou o ator culpado de todos os crimes; entre eles o de conduzir em estado de embriaguez. Um dos sobreviventes declarou que o ator não conseguia permanecer de pé devido ao álcool após o acidente.