Topo

Schwarzenegger volta ao papel de Exterminador: "estou velho, não obsoleto"

De Paris (França)

30/06/2015 14h52

Ele nos prometeu que voltaria e manteve sua palavra. Arnold Schwarzenegger encarna mais uma vez o Exterimador, este cyborg com rosto humano que, há trinta anos, já nos anunciava um futuro onde a humanidade seria dominada por máquinas.

Quinto capítulo da saga criada por James Cameron em 1984, "O Exterminador do Futuro: Gênesis", que estreia nas telas brasileiras no dia 2 de julho, nos transporta ao ano de 2029.

John Connor (Jason Clarke), que lidera suas tropas na resistência contra as máquinas, está próximo da vitória final, que dará a liberdade para a humanidade.

Isso sem contar a inteligência dos cyborgs que, para sufocar a rebelião na raiz, envia um dos seus, em 1984, para eliminar Sarah Connor (Emilia Clarke), a mãe do líder rebelde, antes de ele nascer.

Por sua vez, John Connor envia seu fiel tenente Kyle Reese (Jai Courtney) para protegê-la.

Os fãs da saga vão reconhecer o enredo da série, que consiste em idas e vindas no tempo, mas também descobrirão que este filme, dirigido por Alan Taylor, explora novas direções, nem sempre fáceis de acompanhar.

"Os avanços tecnológicos em matéria de inteligência artificial nos permite realmente atualizar a saga a uma época onde o Skynet (nome da consciência informática que rege o mundo no futuro) não é mais uma hipótese" explica David Ellison, um dos produtores deste episódio que segue os de 1984, 1991, 2003 e 2009.

Os roteiristas introduziram novos eventos nesse "reboot", em voga em Hollywood e que consiste na realização de uma nova versão da mesma história.

Permite que Schwarzenegger retorne ao trabalho, aos 67 anos, após um interlúdio político de sete anos, quando foi governador da Califórnia e apelidado... "Governator".

"Um mês após concluir meu mandato como governador, recebi um telefonema de Megan e David Ellison - os produtores do filme - que me perguntaram se eu estava disposto a participar de um outro episódio de O Exterminador do Futuro, e eu eu disse sim imediatamente", contou em uma recente coletiva de imprensa em Paris.

Velho, não obsoleto

Pela quarta vez em 31 anos (ele não participou do quarto filme), Schwarzenegger desempenha o papel que o transformou em uma celebridade em todo o mundo no início dos anos 1980 depois de uma carreira no fisioculturismo, onde foi coroado cinco vezes Mr. Universo.

"Tornei-me muito rapidamente o ator mais bem pago do mundo. Hoje, essas questões não me interessam. Eu tenho todo o dinheiro de que preciso, eu nem sei como gastar tudo isso", declarou.

Sobre a sua idade ele afirmou: "estou velho, mas não obsoleto", citando uma das réplicas do filme que, com certeza, passará a ser cultuado.

Em forma de piscar de olho, uma das cenas-chave deste episódio apresenta a luta entre o Exterminador de Arnold Schwarzenegger de hoje e o Exterminador de 1984 recriado em imagens gráficas.

"A pergunta que me fiz ao assistir essa luta foi 'quem eu gostaria de ver vencer", disse o ator, nascido na Áustria e que encarna o sonho americano para muitos.

A prova de que ele está em sua melhor forma, irá retomar mais um de seus papéis assinatura, o de Conan, o Bárbaro, cujo novo opus será lançado em 2016.

Repleto de vida, Schwarzenegger expressa um pouco de pesar quando fala sobre a Casa Branca, à qual ele disse várias vezes que teria sido candidato, se a Constituição dos Estados Unidos tivesse permitido.

Este não é o caso, uma vez que é necessário ter nascido em solo americano. "Eu não vou reclamar sobre a única coisa que eu não posso fazer", concluiu o astro.