Topo

Mestre da animação Hayao Miyazaki roda seu 1º curta totalmente digital

O diretor Hayao Miyazaki havia anunciado sua aposentadoria em 2013, mas agora voltou a produzir - e um curta totalmente digital - Koji Sasahara/AP
O diretor Hayao Miyazaki havia anunciado sua aposentadoria em 2013, mas agora voltou a produzir - e um curta totalmente digital Imagem: Koji Sasahara/AP

De Tóquio

13/07/2015 11h55

O mestre japonês do cinema de animação Hayao Miyazaki anunciou nesta segunda-feira (13) que está trabalhando em um curta-metragem que conta a história de uma lagarta. A novidade é que o curta é uma animação de 10 minutos realizada totalmente com imagens digitais, segundo o amigo e produtor de Miyazaki, Toshio Suzuki.

Até agora, o diretor de filmes de animação clássicos como "Meu amigo Totoro", "Princesa Mononoke" e "A Viagem de Chihiro" sempre havia desenhado à mão, utilizando as imagens digitais apenas de forma parcial.

"Me dedico atualmente a um projeto de desenho animado sobre uma minúscula lagarta que vive sobre uma folha, uma lagarta tão pequena que uma sacudida pode acabar com sua vida", disse o diretor de 74 anos.

A animação, que deve precisar de três anos de trabalho, segundo Suzuki, será exibida de maneira exclusiva no Museu Ghibli, em Mitaka, na região de Tóquio. O curta é uma adaptação de uma história que Miyazaki pretendia contar em um longa-metragem antes de lançar "Princesa Mononoke", que estreou em 1997.

O diretor anunciou, em setembro de 2013, que não voltaria a fazer filmes de animação para o cinema, mas que não deixaria de trabalhar. "Para mim, a realização de longas-metragens acabou", declarou na ocasião, mas explicando que compareceria ao estúdio todos os dias. "Vou ser livre. Farei o que eu desejar", completou.