Topo

China aprova pela primeira vez filme sobre amor gay

Cena do filme "Seek McCartney", de Wang Chao - Divulgação
Cena do filme "Seek McCartney", de Wang Chao Imagem: Divulgação

De Pequim (China)

02/09/2015 13h10

As autoridades chinesas aprovaram a exibição no cinema de um filme sobre um amor homossexual, algo inédito que foi comemorado nesta quarta-feira (2) pelos grupos LGBT em um país onde a censura é severa e moralizante.

"Seek McCartney", na tradução para o inglês, recebeu a permissão dos censores para sua exibição pública, segundo indicou seu diretor Wang Chao, uma das personalidades do cinema independente chinês.

Esta coprodução franco-chinesa relata o relacionamento secreto entre um chinês, interpretado pelo ator Han Geng, e um europeu, papel interpretado pelo ator francês Jérémie Elkaïm.

Esta é uma importante notícia para a comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais) na China: Pequim descriminalizou a homossexualidade em 1997 e a retirou de sua lista de doenças mentais em 2001, mas gays e lésbicas chineses ainda sofrem muita pressão familiar e social

Em 2008, as autoridades tinham incluído a homossexualidade entre os conteúdos "pornográficos e vulgares" a serem evitados nos cinemas, mas esta cláusula foi abolida em 2010, recordou o jornal oficial "Global Times".

Wang Chao é o diretor, entre outros filmes, de "O Órfão de Anyang" (2001) e "Luxury Car" (prêmio "Un Certain Regard" no Festival de Cannes em 2006).