Topo

Após trocar França por Rússia, Depardieu ganha centro cultural com seu nome

19.fev.2016 - O ator Gerard Depardieu durante a apresentação do filme "Saint Amour" no Festival de Berlim - Stefanie Loos /Reuters
19.fev.2016 - O ator Gerard Depardieu durante a apresentação do filme "Saint Amour" no Festival de Berlim Imagem: Stefanie Loos /Reuters

De Moscou (Rússia)

27/08/2016 17h07

Gérard Depardieu, cidadão russo desde 2013, inaugurou neste sábado um centro cultural e um cinema com seu nome em Saransk, capital da república russa de Mordóvia, onde o ator francês se registrou como residente, noticiaram meios de comunicação locais.

O artista francês chegou à tarde procedente de Paris a Saransk, no centro da Rússia, onde foi recebido pelas autoridades locais e se dirigiu a várias centenas de pessoas, segundo as fotografias divulgadas pela imprensa.

"Sinto-me lisonjeado que um centro cultural leve meu nome. É uma pena que não possa vir mais frequentemente a Saransk", declarou Depardieu, segundo o jornal local Izvestia Mordovii.

"Em Mordóvia, me sinto como um verdadeiro russo. (...) Eu sou um habitante de Saransk e votarei nas eleições", completou, segundo as declarações divulgadas em russo.

Gérard Depardieu está registrado oficialmente como residente e como empresário individual em Saransk, cidade de 300.000 habitantes a 650 quilômetros a leste de Moscou.

O ator obteve a cidadania russa no início de 2013, após ter protagonizado uma polêmica por sua decisão de abandonar a França para protestar contra o projeto do presidente francês, François Hollande, de taxar em 75% das grandes fortunas.

Em 2014, Depardieu anunciou sua intenção de abrir um restaurante em Moscou e outro estabelecimento e um centro artístico em Saransk. Também afirmou que quer se lançar na produção de vodca ecológica.