Topo

Filme de 1904 que traz primórdio de efeitos especiais é encontrado em Praga

O cineasta francês Georges Méliès - Divulgação
O cineasta francês Georges Méliès Imagem: Divulgação

De Praga

11/10/2016 13h54

Um filme do francês Georges Méliès (1861-1938), intitulado "Match de Prestidigitation", exibido em 1904 no início do cinema mudo e que se acreditava perdido, foi achado no Arquivo Nacional de Cinema (NFA) de Praga, capital da República Tcheca.

O filme se encontrava em uma lata presenteada ao NFA por um colecionador tcheco que não quis ser identificado, afirmou a porta-voz do NFA, Jana Ulipova.

"A lata de filme tinha o título 'As Transmutações Imperceptíveis', outra obra de Méliès, mas nosso especialista soube imediatamente que se tratava de outro filme", explicou Ulipova.

"Com base em uma análise detalhada e nas pesquisas realizadas em vários lugares, como na Biblioteca Nacional da França, podemos afirmar com certeza que se trata de 'Match de Prestidigitation', considerado até agora perdido", acrescentou.

O filme, que dura 2 minutos, mostra um mago que vira dois e que competem entre si com truques de magia até que, no final, voltam a se reconciliar e a virar um só.

"Em breve vamos projetar este filme nas salas de cinema, dentro do projeto de exibição do conjunto da obra de Méliès", afirmou ainda o porta-voz.

O NFA de Praga tem em seu acervo 22 filmes de Méliès, "o pai do espetáculo cinematográfico" e inventor de filmes com truques que são os antepassados dos efeitos especiais.

Méliès fez 500 filmes de teor fantástico, mas apenas 40% do conjunto da obra foi conservada.

11.abr.2014 - No filme "Viagem à Lua", de Georges Méliès, o satélite natural da Terra tinha olhos, boca e nariz! - Reprodução - Reprodução
Imagem do clássico "Viagem à Lua" (1902), do pioneiro francês Georges Méliès
Imagem: Reprodução