Topo

Uma das maiores atrizes do cinema francês, Michèle Morgan morre aos 96 anos

A atriz francesa Michèle Morgan em imagem de arquivo de 2004 - Joel Robine/AFP Photo
A atriz francesa Michèle Morgan em imagem de arquivo de 2004 Imagem: Joel Robine/AFP Photo

De Paris (França)

20/12/2016 16h53

A atriz Michèle Morgan, umas das maiores intérpretes francesas do século XX, conhecida pelos cinéfilos como "os mais belos olhos" do cinema, morreu nesta terça-feira (20) aos 96 anos de idade, anunciou sua família.

"Os mais belos olhos do cinema se fecharam definitivamente nesta manhã, terça-feira, 20 de dezembro", anunciou sua família em um comunicado.

Ela se tornou uma celebridade nos anos 1930 por seu papel no filme "Cais das Sombras", de Marcel Carné. A jovem, a quem Jean Gabin murmurava, "tens belos olhos, sabes disso...", participou de aproximadamente 70 filmes em sua extensa carreira.

Verdadeira estrela, foi a primeira atriz a obter o prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes, em 1946, por seu papel na "A sinfonia pastoral" de Jean Delannoy, uma adaptação de um romance de mesmo nome escrito por André Gide.

Michèle Morgan, dona de um glamour à francesa, foi eleita pelo público em dez ocasiões como a "atriz francesa mais popular".

Uma cerimônia religiosa será celebrada nessa sexta-feira (23) em Neuilly-sur-Seine, onde ela nasceu, subúrbio elegante a oeste de Paris, relatou sua família. O funeral terá continuação na capital francesa.

Michèle Morgan em cena de "The Proud and the Beautiful" (1953) - Reprodução - Reprodução
Michèle Morgan em cena de "The Proud and the Beautiful" (1953)
Imagem: Reprodução