Topo

Filme italiano sobre poeta Giacomo Leopardi é bem recebido em Veneza

Da Ansa, em Veneza

01/09/2014 12h24

"Il Giovane Favoloso" ("O Jovem Fabuloso", em tradução livre), o filme italiano apresentado nesta segunda-feira (1º) na competição pelo Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza, foi bem recebido e aplaudido pelos jornalistas.   

O longa do cineasta italiano Mario Martone retrata a vida do poeta italiano Giacomo Leopardi, desde a infância até sua morte em Nápoles, interpretado pelo ator Elio Germano. O diretor comentou seu filme e destacou que não e necessário conhecer as obras do poeta para acompanhar o enredo.   

"Acredito que a modernidade em Giacomo Leopardi esteja no tema da rebeldia e da diversidade, a chave de uma compreensão da atualidade para todos. Não existe a necessidade de conhecer as obras de Leopardi para acompanhar a história da viagem deste homem, que é uma história de emancipação, de uma fuga e da ruptura de todas as prisões dentro da qual a própria vida nos obriga a estar", afirmou Martone.   

O cineasta também destaca e elogia o trabalho do protagonista Germano. "Sem Elio Germano, este filme não seria possível", disse ele.   

Por sua vez, Germano falou do prazer em interpretar o poeta italiano. "É um luxo, um sonho pata qualquer ator, ainda mais tendo a possibilidade de ter tempo para preparar o personagem".   

Na ultima sexta-feira (29), o filme "Anime Nere" ("Almas Negras", em tradução livre), outro italiano que compete pelo Leão de Ouro, foi aplaudido por 13 minutos na exibição oficial. 

Lars von Trier  

Ainda nesta segunda (1º), o Festival de Veneza contou com a apresentação, fora de concurso, de "Ninfomaníaca 2" do cineasta dinamarquês Lars von Trier.   

"É verdade, toda a vez que aparece algo de masoquista, eu estou presente", disse Von Trier em uma entrevista por telefone. Na apresentação do filme, estava presente apenas o protagonista Stellan Skarsgard. A produtora do dinamarquês, Louise Vesth, anunciou no Festival que o próximo projeto do diretor será uma série de televisão inglesa. Não revelou detalhes, mas acrescentou que "será algo de incrível, algo que nunca foi visto na televisão".   

A 71ª Edição do Festival de Cinema de Veneza começou em 27 de agosto e termina em 6 de setembro. A Mostra foi inaugurada com o filme "Birdman" do cineasta mexicano Alejandro González Iñarritu, o único filme que representa a América Latina no concurso.