Topo

Indonésia ameaça deportar DiCaprio por ativismo ambiental

Leonardo DiCaprio posa com elefantes durante visita ao parque Nacional Leuser, na província de Aceh, na Indonésia - Foundation of Foreste, Nature and Environment of Aceh/AFP Photo
Leonardo DiCaprio posa com elefantes durante visita ao parque Nacional Leuser, na província de Aceh, na Indonésia Imagem: Foundation of Foreste, Nature and Environment of Aceh/AFP Photo

02/04/2016 08h41

O governo da Indonésia ameaçou deportar o ator norte-americano Leonardo DiCaprio do país. O motivo está ligado às críticas feitas pelo astro de Hollywood sobre como a indústria local de óleo de palma prejudica o meio-ambiente e destrói ecossistemas.

O vencedor do Oscar de Melhor Ator deste ano e grande ativista ambiental chegou à nação asiática no último sábado (26), vindo do Japão, e se reuniu com defensores ambientais empenhados em proteger o habitat da floresta tropical de Leuser, na ilha de Sumatra. 

O local sofre com um grande desmatamento gerado pelas plantações de palma, que colocam em risco a sobrevivência da fauna local, representada por elefantes, orangotangos, rinocerontes e tigres.  

Na sua conta no Instagram, DiCaprio publicou uma foto da sua viagem em meio a ativistas do Parque Nacional Leuser e elefantes e denunciou que a "plantação de palma está fragmentando a floresta e reduzindo os caminhos migratórios dos elefantes, tornando mais difícil para esses animais e sua famílias encontrarem fontes adequadas de comida e água".  

A visita do ator foi motivada pela sua vontade de, junto com organizações de Sumatra, construir um "um mega santuário da fauna" do parque. A colaboração seria feita através da ONG do norte-americano, a Leonardo DiCaprio Foundation. No entanto, o governo da Indonésia não gostou nem um pouco dessa ideia e das críticas feitas pelo ativista.  

De acordo com o diretor geral para Imigração do país, Ronny Sompie, em entrevista ao jornal "Republika", o visto do artista é apenas de turista. "Se ele estiver na Indonésia para outros propósitos, participando de atividades de atrapalham a ordem pública e que ferem os interesse do país, autoridades estarão prontas para deportá-lo", afirmou o ministro.  

No entanto, ao que tudo indica, quando a ameaça foi feita, DiCaprio já não estava mais em solo indonésio.