Topo

Sede do Festival de Cannes tem teste de evacuação na véspera do evento

Em Cannes (França)

10/05/2016 13h27

Foi evacuado nesta terça-feira (10) o Palais des Festivals, sede do Festival de Cannes, informaram as autoridades. Através dos alto-falantes, mensagens em francês, alemão, inglês, espanhol e italiano orientavam aqueles que estavam no local a deixar o espaço "sem pressa" por causa de "motivos técnicos".

Uma grande quantidade de trabalhadores que estavam montando parte da estrutura do Festival, além de jornalistas, saiu do espaço, aguardando autorização para retornar para dentro da sede. Segundo o jornal USA Today, a assessoria do festival informou que o procedimento foi um teste.

A questão da segurança do evento é uma das principais preocupações dos organizadores neste ano, visto que a França é um dos alvos "preferidos" de grupos terroristas como o Estado Islâmico (EI).

A 69ª edição do Festival de Cannes, um dos mais importantes e tradicionais do cinema internacional, começa nesta quarta-feira (11) e segue até o dia 22 de maio. A estrutura de segurança montada no local está sendo considerada como a maior dos últimos tempos --com o incremento de 500 seguranças extras para os dias de evento.

Uma das preocupações, por exemplo, foi colocar equipes de seguranças e de médicos na praia que está próxima ao Palais des Festivals, e que teriam o poder de "fechar" imediatamente a área litorânea. Isso porque, em ações terroristas na Tunísia, os extremistas usaram motos aquáticas e lanchas para iniciar massacres contra turistas que estavam em hotéis de luxo. Essa ação foi simulada há alguns meses no litoral francês e chegou a assustar algumas pessoas que estavam na cidade.