Topo

Clima sóbrio marca abertura do Festival de Veneza

De Veneza (Itália)

31/08/2016 22h07

Com uma alma dividida e todas as contradições impostas pelas circunstâncias atuais, começou nesta quarta-feira (31) a 73ª edição da Mostra Internacional de Cinema de Veneza.

O festival iniciou sob um clima sóbrio e com a consciência de que não é tempo para "regozijar-se", como disse o cineasta polonês Jerzy Skolimowski, que recebeu do ator britânico Jeremy Irons um Leão de Ouro pela sua carreira.

Há exata uma semana, um terremoto devastou cidades inteiras na região central da Itália e tirou a vida de mais de 290 pessoas, desastre que provocou um redimensionamento das festividades em Veneza.

"De um lado, participar de 10 dias de grande cinema. Do outro, ter a consciência do que ocorreu uma semana atrás", declarou a "madrinha" da mostra, a atriz italiana Sonia Bergamasco, que conduziu a abertura.

No começo da cerimônia, antes de os membros do júri desfilarem um por um, a estrela destacou a necessidade de "gestos concretos" para "redescobrir o sentido de comunidade". "E a comunidade do cinema será capaz de fazer sua parte", disse.

O festival foi inaugurado oficialmente pelo cineasta britânico Sam Mendes, que, no cargo de presidente do júri, entregará o Leão de Ouro no próximo dia 10 de setembro.

Diretor de "Beleza Americana" e das últimas produções da franquia "007", ele afirmou que todos os 20 filmes na briga pelo prêmio já podem ser considerados "vencedores".

O pontapé de partida na programação coube ao musical romântico "La La Land", de Damien Chazelle, que foi aplaudido durante a tarde pela crítica e virou candidato a receber indicações ao Oscar.

Após a exibição noturna, não houve o tradicional jantar de gala da mostra, cancelado em respeito às vítimas do terremoto.