Topo

Presidente da Turquia é chamado de ditador em protesto em Veneza

De Veneza (Itália)

10/09/2016 00h18

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi alvo de um protesto nesta sexta-feira (9) durante a 73ª edição do Festival de Cinema de Veneza. 

O elenco do documentário "Our War" desfilou no tapete vermelho segurando cartazes com a inscrição "Erdogan terrorista, com Kobane até a vitória" e com o emblema amarelo do grupo curdo Unidade de proteção Popular (YPG).

O longa de Benedetta Argentieri, Bruno Chiaravalloti e Claudio Jampaglia traz um olhar aprofundado sobre três jovens ocidentais que se uniram à resistência curda no norte da Síria. 

Os protagonistas do filme junto com Eugenio Finardi, compositor da principal música do documentário, realizaram a manifestação contra o regime turco após o governo autorizar uma série de ataques contra o grupo curdo.  

Em agosto, Ancara iniciou um forte ataque na fronteira com a Síria, que tinha como intuitoalém de declarar a cidade de Jarablus "livre" do grupo Estado Islâmico atacar o grupo YPG, o braço-armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que poderia aproveitar a expulsão dos jihadistas para transformar a região em uma área de maior autonomia curda.