Topo

Criador de "Sopranos" mostra seu primeiro filme, sobre rock dos anos 60, em Nova York

Jack Huston, John Magaro, Will Brill e Brahm Vaccarella em cena do longa "Not Fade Away", de David Chase - Reprodução/Imdb
Jack Huston, John Magaro, Will Brill e Brahm Vaccarella em cena do longa "Not Fade Away", de David Chase Imagem: Reprodução/Imdb

Jake Coyle

05/10/2012 22h13

David Chase está de volta com seu primeiro trabalho desde que "Sopranos" terminou.

O diretor lançou seu filme de estreia, "Not Fade Away", no Festival de Nova York, nesta sexta (6), um dia antes da sessão de gala, marcada para o sábado. O drama de rock 'n' roll dos anos 60 é o tão esperado seguimento ao drama da HBO venerado por multidões que ele criou e produziu durante seis temporadas.

O filme gira em torno de um adolescente suburbano (John Magaro) em Nova Jersey, cuja banda de garagem aspira a ser os próximos Rolling Stones , uma ambição em desacordo com seu pai italiano tradicional (ex-astro de "Sopranos" James Gandolfini).
Em entrevista à imprensa, no Lincoln Center, Chase chamou o filme, cuja trilha reúne suas canções de rock favoritas, "um álbum de compilação".

"Em 'Os Sopranos', uma das minhas partes favoritas - ou talvez a minha parte favorita da coisa toda - era colocar imagem e som juntos, colocar a música", disse Chase. "Eu queria continuar isso. Que eu perdi uma vez que terminou."

O filme, que a Paramount Vantage vai lançar em 21 de dezembro, fala sobre o advento revolucionário do rock 'n' roll, contado não por meio de seus famosos protagonistas, mas, como disse Chase, da perspectiva dos "bastidores" - os jovens suburbanos que foram inspirados e movidos por seu espírito.

"Eu não quero entrar nisso, como se estivesse me gabando sobre os anos 60", disse ele. "Mas a única coisa que tenho a dizer: A música era ótima... A música era, na época, um meio de se chegar às coisas, pelo menos para mim e para um monte de pessoas que eu conhecia, também. Essa foi a maneira que eu primeiro aprendi sobre arte e poesia e moda, humor, filmes. Isso tudo veio de lá. "

Chase, de 67 anos de idade, há muito aspirava fazer um filme. "Sopranos", que foi concluido em 2007, tinha muitos elementos cinematográficos, o que elevou os padrões da televisão. "Not Fade Away", apesar de muito diferente e mais suave, tem muitos elementos inconfundíveis de "Os Sopranos", particularmente a mistura de tensão familiar, cultura pop, filosofia e vida suburbana.

Embora Chase tenha dito que o filme é muito pessoal, ele insistiu que não era autobiográfico. Chase, como o personagem principal, tocava bateria quando jovem, mas se recusou a rotular a si mesmo e seus amigos "uma banda".

"Eu nunca comprei uma bateria", disse Chase. "Eu tocava em caixas de papelão e outras coisas. Nós nunca saimos do porão."