Topo

Em Sundance, atores culpam Hollywood por fomentar a cultura das armas nos EUA

Ellen Page (esq.) e Alexander Skarsgard (centro) foram dois dos artistas a comentar a cultura de armas em Hollywood - Getty Images
Ellen Page (esq.) e Alexander Skarsgard (centro) foram dois dos artistas a comentar a cultura de armas em Hollywood Imagem: Getty Images

Da AP, em Park City (EUA)

23/01/2013 19h54

O Festival de Sundance não é o lugar ideal para muitos filmes com tiroteios, mas atores de filmes de ação no festival estão enfrentando questões sobre o papel de Hollywood neste tipo de violência americana com as armas.

Guy Pearce e Alexander Skarsgard estão entre os que dizem que Hollywood tem sim parte nessa história.

Pearce está em Park City para promover o drama familiar "Breathe In", mas ele apertou vários gatilhos imaginários em filmes como "Lockdown" e "Lawless". Ele disse que Hollywood pode até fazer com que as armas pareçam "legais" para uma cultura mais abrangente, mas há muitas variações nas abordagens que os filmes fazem das armas.

"Hollywood provavelmente tem um papel", disse Pearce. "É um amplo espectro, no entanto. Há filmes que usam armas levianamente, e há filmes que usam armas de uma forma que faria você nunca querer olhar para uma arma nunca mais -- por causa do efeito que teve sobre as outras pessoas na história da época. Então, dizer 'Hollywood e armas', é uma vasta paleta com a qual você está lidando, eu acho. Mas tenho certeza que tem um efeito. Assim como a jogos de vídeo, assim como as notícias. Todas  as coisas que provavelmente se infiltram na consciência. "

Skarsgard, que explodiu alienígenas em "Battleship", diz concordar que Hollywood tem alguma responsabilidade pelo modo como retrata a violência nas telas.

"Quando [o diretor executivo da NRA] Wayne LaPierre culpa a Hollywood e diz que armas não têm nada a ver com isso, há uma razão", disse ele. "Quer dizer, eu sou da Suécia. Nós temos jogos de vídeo violentos na Suécia. Meu irmão adolescente os joga. Ele assiste filmes de Hollywood. Nós temos pessoas insanas na Suécia e no Canadá. Mas não temos 30.000 mortes por arma por ano."

"Sim, há apenas 10 milhões de pessoas na Suécia, em oposição a mais de 300 (milhões) nos Estados Unidos. Mas os números não fecham. Existem mais de 300 milhões de armas neste país. E eles ajudam. Eles matam pessoas. "

Ellen Page, que co-estrela com Skarsgard em "The East", observou que as restrições de armas são muito mais comuns em seu país de origem, o Canadá.

"Não dá para você comprar um armamento pesado maluco que é feito para militares e [usar] para matar pessoas", disse ela. "E, para mim, isso não deveria ser algo muito difícil de compreender. Por que isso deve estar por aí disponível para ser adquirido? Isso não me faz sentir uma pessoa segura"

Skarsgard diz que pode ser hora de rever a Segunda Emenda.

"Toda a discussão em torno da Segunda Emenda é ridícula pra mim. Porque isso foi escrito há 200 anos, e havia milícias que precisavam de mosquetões para combater os britânicos", disse ele. "Os ingleses não estão mais chegando. As coisas mudaram. E o fato de poderem encomendar um rifle de assalto por escrito é loucura pra mim. Essas armas não podem pertencer a ninguém a não ser aos militares. Ninguém precisa de uma dessas para proteger a casa ou matar um bicho, sabe."