Topo

Filme sobre WikiLeaks não vai julgar site, diz diretor; veja primeira foto

23.jan.2013 - Benedict Cumberbatch como Julian Assange (esquerda) com Daniel Bruhl como Daniel Domscheit-Berg são vistos durante as filmagens do drama WikiLeaks, "The Fifth Estate", pela empresa de cinema, em Reykjavik, Islândia. O filme traça os primeiros dias do WikiLeaks, culminando com uma série de polêmicas. O filme será lançado nos EUA em novembro. - AP / Frank Connor / DreamWorks
23.jan.2013 - Benedict Cumberbatch como Julian Assange (esquerda) com Daniel Bruhl como Daniel Domscheit-Berg são vistos durante as filmagens do drama WikiLeaks, "The Fifth Estate", pela empresa de cinema, em Reykjavik, Islândia. O filme traça os primeiros dias do WikiLeaks, culminando com uma série de polêmicas. O filme será lançado nos EUA em novembro. Imagem: AP / Frank Connor / DreamWorks

Da AP, em Londres (Inglaterra)

23/01/2013 19h08

A DreamWorks anunciou hoje que começou a rodar um filme sobre o WikiLeaks, com Benedict Cumberbatch ("Sherlock") no papel do polêmico fundador do site, Julian Assange.
"The Fifth Estate" também estrela Daniel Bruhl como Daniel Domscheit-Berg, um dos primeiros sócios do WikiLeaks que depois o abandonou.

As primeiras cenas foram rodadas na Islândia. Uma foto divulgada nesta quarta-feira por produtores mostra Cumberbatch e Bruhl em uma locação em Reykjavik.

Laura Linney, Anthony Mackie e Dan Stevens estão no elenco do filme, que tem previsão de estreia para novembro.

O diretor Bill Condon ("Amanhecer - Parte 2") disse que o filme não vai oferecer "nenhum julgamento final" sobre o WikiLeaks, que tanto é festejado quanto criticado por revelar materiais governamentais secretos.

Ele disse que iria "explorar as complexidades e desafios da transparência na era da informação".

O roteiro é do ex-roteirista de "West Wing", Josh Singer.

Atualmente, Assange vive na embaixada do Equador em Londres em uma jogada para evitar extradição para a Suécia para enfrentar acusações de abuso sexual.