Topo

Morre cineasta inglês Bryan Forbes, autor do roteiro de "Chaplin"

O cineasta Bryan Forbes e sua filha, Emma, em foto de 2006 - Chris Jackson/Getty Images
O cineasta Bryan Forbes e sua filha, Emma, em foto de 2006 Imagem: Chris Jackson/Getty Images

De Londres (Reino Unido)

08/05/2013 20h13

Morreu nesta quarta (8), aos 86 anos, o cineasta britânico Bryan Forbes. O diretor, cujo trabalho inclui o clássico de terror "As Esposas de Stepford" (1975), morreu após uma longa doença, informou um porta-voz da família.

Matthew D'Anconaa afirmou que Forbes morreu rodeado por sua família, em sua casa em Surrey (Inglaterra).

Forbes, cujo nome de batismo era John Theobald Clarke, nasceu em 1926, em Londres. Ele começou sua carreira no cinema como ator, em diversos papéis coadjuvantes em filmes britânicos nos anos 1940 e 1950, mas logo encontrou mais sucesso no roteiro, e depois na direção.

Ele fez sua estreia como diretor em "Também o Vento Tem Segredos ", filme de 1961 sobre crianças que se deparam com um fugitivo e o confundem com Jesus.

Forbes passou a fazer filmes como "Rei de um Inferno", uma história de sobrevivência em um campo de prisioneiros de guerra, e "As Esposas de Stepford", um thriller sobre donas de casa suburbanas sinistramente perfeitas.

Ele foi roteirista de "Chaplin", de 1992 ,cinebiografia de Charlie Chaplin estrelada por Robert Downey Jr., e também escreveu vários romances. Seu livro mais recente, "The Soldier's Story", foi publicado no ano passado.

Forbes recebeu o título de Comandante da Ordem do Império Britânico em 2004, por contribuições para as artes.

Ele deixa sua mulher, a atriz Nanette Newman, e duas filhas.