Cartazes de filmes mostram a censura durante a ditadura na Espanha
O livro "La Censura Franquista en El Cartel de Cine" (em português "A Censura Franquista nos Cartazes do Cinema") nasceu a partir da pesquisa de Bienvenido Llopis. Segundo ele, os cartazes mostram os "ajustes que os artistas tiveram que fazer" para se adequar "a linha da decência" imposta pelo regime.
A personalidade de Francisco Franco começou a se impor na Espanha em 1936, ano do início da Guerra Civil Espanhola. Franco liderou os nacionalistas, que se opunham à jovem república estabelecida em 1931. O conflito foi um dos mais sangrentos da Europa e considerado um ensaio para a Segunda Guerra Mundial.
Com a vitória, em 1939, Franco tornou-se ditador e governou o país com mão de ferro até sua morte, em 1975. Nesse tempo, obras foram censuradas, inimigos perseguidos e as identidades regionais oprimidas, caso do idioma catalão, proibido por Franco.
O livro "La Censura Franquista en El Cartel de Cine" mostra vários cartazes de filmes censurados como "The Biggest Bundle", de 1968. A atriz Raquel Welch, de biquini, teve o corpo coberto, mas as pernas continuaram à mostra, assim como o decote na versão espanhola.
1 Comentário
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Tá certo os ditadores tinham que acabarem com a safadesa da época, pode ver eles se foram a promiscuidade visual, televesiva e outras voltaram, tá faltando general pra descer o cacete nesses bando de promiscuo mesmo. E viva a ditadura militar.