Topo

Polêmico, documentário "The Cove" é destaque no Festival do Rio

Cena do filme japonês "The Cove", que investiga a caça indiscriminada aos golfinhos - Divulgação
Cena do filme japonês "The Cove", que investiga a caça indiscriminada aos golfinhos Imagem: Divulgação

MAIRA CABRINI

28/09/2010 11h30

Rio de Janeiro - A consciência ecológica e a defesa do meio ambiente encontraram eco no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, que apresenta este ano 12 longas-metragens sobre temas "verdes".

A floresta amazônica é a protagonista escolhida para inaugurar a seção "Meio Ambiente", com um documentário do brasileiro Jorge Bodanzky, que retrata a vida cotidiana de comunidades que vivem no interior do "pulmão da terra".

"O que mais me impressionou durante a gravação deste filme foi a consciência da população. Essa maneira que têm de sobreviver e ao mesmo tempo preservar o ambiente no qual vivem", relatou hoje Bodanzky, durante a apresentação de seu longa.

Em mais de 20 anos de carreira, a floresta tropical foi o eixo das produções de Bodanzky, que apresentou hoje "No Meio do Rio, Entre as Árvores".

A produção é o resultado de uma expedição que percorre parte dos 4,1 milhões de quilômetros quadrados que formam o ecossistema amazônico, que possui um terço de todas as espécies existentes no mundo.

Entre os filmes que serão exibidos na mostra Meio Ambiente o que mais gera expectativa é "The Cove", impactante documentário que denuncia a caça de golfinhos no parque japonês de Taiji, prática realizada secretamente por um pequeno grupo de pescadores, com a permissão do Governo nacional.

Vencedor do Oscar de melhor documentário em 2010, o longa-metragem, dirigido por Louie Psihoyos, recolheu pesquisas e gravações clandestinas realizadas durante meses no país asiático, a única forma possível de registrar a atividade que mata mais de 20 mil mamíferos marítimos ao ano, segundo indica o filme.

Psihoyos, de nacionalidade americana, trabalhou como fotógrafo durante mais de 20 anos para o "National Geographic" e estreia como diretor com este primeiro longa-metragem, ganhador de 50 prêmios cinematográficos, nos quais vê uma motivação para conscientizar as pessoas sobre a fragilidade da vida marinha.

"Todos estes prêmios, para mim, são simplesmente um efeito colateral da minha tentativa de evitar que estes animais sejam mortos para o entretenimento de outras pessoas", explicou Psihoyos recentemente.

Esta consciência ecológica marca a série de 12 filmes apresentados na mostra cinematográfica, em uma época em que "ser verde" está na moda.

Assim demonstra o cineasta brasileiro João Amorim, que reúne nomes conhecidos como Sting, David Lynch, Gilberto Gil e Ellen Page em um retrato pós-moderno da vida depois do "fatídico" ano de 2012, considerado por alguns como uma data apocalíptica.

O filme "2012: Time for Change", faz referência à premonição da antiga civilização maia e transforma o suposto "fim do mundo" em uma oportunidade para a humanidade evoluir e revolucionar sua atitude a respeito da natureza e seus recursos.

"O Universo está cheio de energia. Mas primeiro precisamos chegar a um alto nível de conscientização", afirma o cantor britânico Sting no filme, que interpõe entrevistas com animações, estilo característico de Amorim.

A jovem atriz Ellen Page, conhecida por seu papel como a adolescente grávida de "Juno", também se junta ao time ecológico e se preocupa com "qual será a transição que ocorrerá em 2012?" e "quando começarem a acabar nossas reservas de petróleo, como lidaremos com isso?" A mostra "Meio Ambiente", presente pela segunda vez consecutiva no festival, que começou na quinta-feira passada, aumentou de oito para 12 os filmes projetados devido ao "imenso sucesso de público" no ano passado, segundo afirmam os organizadores.

As dezenas salas de cinema postas à disposição na cidade seguirão abertas ao público até 7 de outubro, e projetarão, entre outros, um documentário que lembra a vida dos pioneiros do Greenpeace, assim como um filme que denuncia o maior depósito de lixo no mundo, localizado os arredores de Cairo (Egito).