Topo

Tudo pronto para o Globo de Ouro

Mark Wahlberg em cena de "O Vencedor"; filme conta a vida do boxeador Micky Ward e disputa seis categorias na 68ª edição do Globo de Ouro - Divulgação
Mark Wahlberg em cena de "O Vencedor"; filme conta a vida do boxeador Micky Ward e disputa seis categorias na 68ª edição do Globo de Ouro Imagem: Divulgação

16/01/2011 17h18

Los Angeles (EUA), 16 jan (EFE).- Está tudo pronto em Los Angeles para a 68ª edição do Globo de Ouro, uma cerimônia que será realizada neste domingo no hotel Beverly Hilton a partir das 17h local (23h de Brasília) e que apresenta uma grande disputa entre "O Discurso do Rei", "A Rede Social" e "O Vencedor".

O longa "O Discurso do Rei", sobre a gagueira do rei George VI da Inglaterra, concorre a sete prêmios, enquanto "A Rede Social", que viaja para as origens da rede social Facebook, e "O Vencedor", sobre a vida do boxeador Micky Ward, disputarão seis prêmios cada.

"A Origem", de Christopher Nolan, e "Cisne Negro", de Darren Aronofsky, têm quatro indicações cada, entre elas a de Melhor Filme Dramático e a de Melhor Direção, categorias nas quais entram com mais três favoritos.

A cerimônia será apresentada pela segunda vez consecutiva pelo comediante britânico Ricky Gervais e contará com a participação dos atores Tom Hanks, Milla Jovovich, Jeremy Irons, Warren Beatty, Alec Baldwin, Tina Fey, Jeff Bridges, Jane Fonda, Megan Fox e Sylvester Stallone.

Robert De Niro será homenageado com o prêmio Cecil B. DeMille por sua contribuição à indústria cinematográfica. O protagonista de "Taxi Driver" (1976) se soma a uma prestigiosa lista de agraciados que inclui Martin Scorsese, Steven Spielberg, Warren Beatty, Anthony Hopkins, Michael Douglas, Harrison Ford, Al Pacino e Barbara Streisand.

O mexicano "Biutiful", um drama existencial de Alejandro González-Iñárritu protagonizado por Javier Bardem, lidera as apostas para conquistar título de melhor filme estrangeiro, uma categoria que concorre com outras produções como a italiana "Io Sono L'Amore", o francês "Le Concert", a russa "Kray" e a dinamarquesa "Em Um Mundo Melhor".

Na categoria Melhor Ator de Filme Feito para TV se destaca o venezuelano Edgar Ramírez ("Carlos"); já Sofia Vergara ("Modern Family") foi indicada para Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme Feito para TV.

Entre os melhores da TV, "Glee" lidera a competição com cinco indicações e está à frente de "30 Rock", "Dexter", "The Good Wife", "Mad Men", "Modern Family" e "Boardwalk Empire", com três nomeações cada.

A série criada por Ryan Murphy entrou no páreo como Melhor Série de Comédia ou Musical; Melhor Atriz, para Lea Michelle; Melhor Ator, para Matthew Morrison; Melhor Atriz Coadjuvante em Série, para Jane Lynch, e Melhor Atriz Coadjuvante em Série, para Chris Colfer.