Topo

Brasil é homenageado no Festival de Cinema de Animação de Lisboa

Pôster de "Sinfonia Amazônica", primeiro longa-metragem animado do Brasil, que será homenageado no Festival de Cinema de Animação de Lisboa - Divulgação/Arquivo Pessoal
Pôster de 'Sinfonia Amazônica', primeiro longa-metragem animado do Brasil, que será homenageado no Festival de Cinema de Animação de Lisboa Imagem: Divulgação/Arquivo Pessoal

07/02/2013 18h58

O Brasil e a Espanha serão os homenageados espaciais da 12º Festival de Cinema de Animação de Lisboa (Monstra), que será realizada entre os dias 7 e 17 de março em Portugal.

Ambos os países compartilham "olhares profundos sobre o que são suas origens" através de suas animações, explicou nesta quinta-feira o diretor artístico do festival, Fernando Garlito.

A participação dos dois países foi escolhida pra comemorar o trigésimo aniversario de "Boi Árua", primeiro longa-metragem de animação do brasileiro Chico Liberato, que participará do festival, e os 105 anos de "Hotel eléctrico", do espanhol Segundo de Chomón.

Ambos os autores serão homenageados durante a mostra, na qual serão exibidas mais de cem animações brasileiras. O festival em Lisboa lembrará além disso os 60 anos do longa-metragem "Sinfonia Amazônica", de Anélio Lattini.

Ao lado destas exibições e em função do Ano do Brasil em Portugal, também poderá ser visto na Monstra uma seleção de filmes do Animamundi. Um dos diretores do festival brasileiro de animação, César Coelho, participará da mostra em Lisboa.

"Uma história antes de uma história", primeiro longa-metragem do cineasta Wilson Lazaretti, será exibido no festival com a presença do diretor. Outras figuras da animação brasileira, como Felipe Januzzi e Sávio Leite, são convidados da mostra.

Da Espanha serão apresentados no Monstra 130 curtas-metragens e sete longos divididos por autores, e segundo os organizadores, pelas "regiões onde a animação é mais forte": País Basco, Madri, Valência, Galícia e Catalunha.

A programação do Monstra também inclui uma seleção de animações para crianças (Monstrinha) e a exibição das obras que concorrem aos diversos prêmios do festival, somando produções de 48 países.