Topo

Filme "Hélio Oiticica" ganha prêmio dos críticos no Festival de Berlim

O documentário "Hélio Oiticica", sobre o artista plástico, ganha prêmios em Berlim - Divulgação
O documentário "Hélio Oiticica", sobre o artista plástico, ganha prêmios em Berlim Imagem: Divulgação

Da EFE, em Berlim

15/02/2013 22h35

O filme brasileiro "Hélio Oiticica", centrado neste artista, recebeu nesta sexta (15) o prêmio da Federação Internacional da Crítica (Fipresci), na categoria Fórum, assim como o Caligari entre os filmes que concorrem no Festival de Berlim.

O filme, dirigido por Cesar Oiticica Filho, sobrinho de Hélio Oiticica (1937-1980) recebeu ambos os prêmios, na véspera dos prêmios oficiais do Festival de Berlim.

O Caligari distingue a inovação no âmbito cinematográfico, que a revista "Film Dienst" concede a cada ano.

O documentário "Hélio Oiticica" é inteiramente consagrado ao artista brasileiro, um dos mais importantes do século 20 e fundador do movimento cultural chamado Tropicalismo.

No filme, o diretor renuncia a qualquer tipo de comentários e entrevistas, deixando que o próprio Oiticica tome a palavra através de material de arquivo sonoro - procedente principalmente de fitas K7 - e de vídeo.

Os testemunhos do artista ilustram seu desenvolvimento artístico e permitem ao espectador conhecer de primeira mão os amplos interesses políticos e estéticos que foram plasmados em sua obra.

As imagens utilizadas pelo documentalista - que descobriu ao redor de 15 rolos de vídeo Super 8 desconhecidos do público -, editados sobre a base de uma montagem rítmica, não só ilustram as explicações do artista, mas criam novos contextos que vão além da palavra.

Como resultado, o público enfrenta um atrevido e complexo retrato do artista, no qual seu trabalho e sua vida - incluindo a homossexualidade e as drogas - se condicionam mutuamente.