Topo

Filme da brasileira Lúcia Murat vence prêmio da Fipresci em Moscou

29/06/2013 09h57

Moscou - O filme "A Memória que Me Contam", dirigido pela carioca Lúcia Murat, conquistou neste sábado (29) o prêmio da Fipresci (Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica) no Festival Internacional de Cinema de Moscou. O filme leva o espectador para um quarto de um hospital, onde um grupo de amigos, ex-guerrilheiros durante o regime militar, relembram sua juventude.

Murat agradeceu o prêmio e disse que o Fipresci é uma das mais importantes condecorações do circuito. O júri do Fipresci foi formado neste festival por críticos cinematográficos da Romênia, Áustria e Alemanha.

O filme de Murat pode vencer ainda outros prêmios do festival, inclusive o principal, que será entregue neste sábado na cerimônia de encerramento. "A Memória que Me Contam" compete com outros 16 filmes exibidos no programa oficial do festival, muitos deles de diretores estreantes e procedentes de países como Japão, Polônia, Coreia do Sul, Turquia, Itália, Geórgia, Portugal, Suíça, França e Sérvia.

Além do São Jorge de Ouro, serão concedidos prêmios para melhor ator e atriz e um especial do júri.

A primeira edição do Festival de Moscou ocorreu em 1935 mas o evento só se tornou anual em 1995. Neste ano, foram exibidos 364 filmes, entre eles 126 curtas-metragens.

Após a cerimônia de entrega dos prêmios, será exibida a coprodução russo-francesa para televisão "Rasputin", protagonizada por Gérard Depardieu, que se tornou cidadão russo em janeiro.

TRAILER DE "A MEMÓRIA QUE ME CONTAM"

VEJA CENAS DE "A MEMÓRIA QUE ME CONTAM"