Topo

Fórmula 1, com "Rush", chega ao festival de Toronto

Julio César Rivas

08/09/2013 17h54

Toronto (Canadá), 8 set (EFE).- O mundo da Fórmula 1 foi protagonista neste domingo do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) com "Rush", filme de Ron Howard, estrelado por Chris Hemsworth e Daniel Bruhl, sobre a rivalidade dos pilotos James Hunt e Niki Lauda.

A direção do TIFF traz sempre no primeiro domingo do evento longas que são uma mistura da personalidade do festival canadense. As três obras da programação de gala este ano são a superprodução "Rush", a indiana "The Lunchbox" e a comédia canadense "The Great Seduction".

Um dos três festivais mais importantes do mundo do cinema, o TIFF é considerado o lugar ideal para lançar filmes que aspirem ser candidatos ao Oscar. O Festival de Toronto começou a 38 anos querendo satisfazer a necessidade dos cinéfilos da cidade de assistir filmes estrangeiros e independentes dos grandes estúdios de Hollywood.

Apesar de ter se tornado parte da engrenagem onde os grandes estúdios americanos testam suas mais conhecidas estrelas e produções, o Festival manteve o espírito de oferecer aos milhares de espectadores todos os anos uma boa dose de filmes nacionais e de fora da América do Norte.

Nesta edição, que vai até 15 de setembro, estão programados 288 longas e 78 curta-metragens de 70 países.

"Rush", que estreou na Europa em agosto, é o segundo filme do TIFF protagonizado pelo alemão Daniel Bruhl, reflete a rivalidade entre dois indivíduos de fortes convicções, os pilotos de Formula 1 Hunt (Hemsworth) e Lauda (Bruhl).

Bruhl também protagoniza "O Quinto Poder", a história do Wikileaks e Julian Assange que abriu o TIFF, outro baseado em fatos reais.

Em entrevista com a Agência Efe, Bruhl reconheceu que o papel de Lauda e sua relação com o diretor Ron Howard ("Cocoon" 1985, "Apollo 13" 1995, "Uma Mente Brilhante" 2001, "O Código da Vinci" 2006), está abrindo portas no cinema americano.

Já "The Lunchbox" é um novo flerte de Toronto com o cinema de "Bollywood".

O país tem uma numerosa população de origem indiana, tanto que em 2011 o cinema indiano escolheu a cidade canadense para realizar a entrega dos prêmios da Academia de Cinema Internacional de Índia (IIFA), seu equivalente do Oscar.

É a estreia do diretor Ritesh Batra, é uma tragicomédia sobre um viúvo e uma ama de casa que conta com a presença da estrela de Bollywood Irrfan Khan ("As Aventuras de Pi", 2012 e "Quem Quer Ser um Milionário?", 2008).

"The Great Seduction" é a adaptação em inglês do filme do diretor Jean-François Pouliot, que em 2003 foi sucesso nas bilheterias americanas.

"The Great Seduction", dirigida por Don McKellar, narra a história da pequena cidade pesqueira de Terranova onde os moradores fazem um plano para bajular um médico da metrópole para que se torne o médico da cidade.