Topo

Banderas quer se encontrar com mineiro chileno que interpretará em filme

Antonio Banderas está no Chile para lançar perfume e inaugurar exposição - Felipe Trueba?EFE
Antonio Banderas está no Chile para lançar perfume e inaugurar exposição Imagem: Felipe Trueba?EFE

Santiago (Chile)

16/10/2013 16h41

O ator espanhol Antonio Banderas falou nesta quarta-feira (16), em Santiago, sobre o filme sobre os 33 mineradores do Atacama, em que será protagonista.

Na primeira atividade de sua agenda na capital chilena, onde também fará uma exposição de fotos e participará de atividades benéficas, Banderas revelou, em meio ao lançamento de seu novo perfume, que ainda não conhece o roteiro do filme sobre os 33 mineradores que em 2010 sobreviveram 70 dias presos sob 700 metros de profundidade no norte do Chile.

"Tudo começou há bastante tempo, há mais de um ano e meio mas, até o momento, apesar de ter um compromisso com os produtores do filme hoje, ainda não recebi o roteiro definitivo", revelou o ator.

"(Os roteiristas) continuam trabalhando nisso, lapidando, conversando com aquelas pessoas que sofreram o acidente", acrescentou Banderas, que manifestou seu desejo de dedicar tempo a esse trabalho, apesar de estar envolvido "em um turbilhão de atividades".

O ator detalhou que quer se encontrar com o mineiro que vai interpretar no filme, que é Mario Sepúlveda, que fazia as vezes de apresentador e contador de piadas nos contatos que os trabalhadores faziam com o exterior quando a equipe de resgate enviou uma microcâmera.

"Estou em um turbilhão de atividades, então quero dedicar um tempo muito preciso a esse filme (...), portanto eu gostaria de me reunir naturalmente com o personagem que vou a interpretar", explicou.

"Sempre que se interpreta um personagem real, acrescenta-se à atuação um senso de responsabilidade, porque é um personagem vivo, que está aí e em um episódio que, além disso, tem quase de forma metafórica uma importância maior que a individualidade de cada um dos que estiveram ali", acrescentou.

Para Banderas, "quando se cria uma história desse tipo, é muito difícil contá-la inteira, é praticamente impossível, reduzir o que acontece em setenta e tantos dias a 1h40 seria praticamente impossível".

"Há uma série de fatos que acontecem na mina que têm a ver basicamente com o ser humano, não é um filme de bons nem maus, há pessoas que querem sobreviver.

"Muitas coisas ocorrem e muitos momentos que não se espera se transformam em coisas magistrais, que definem o ser humano em sua grandeza e também em suas misérias. Na realidade, trata-se de pôr uma lupa nessa mina para nos conhecermos", concluiu.

Sobre o perfume Her Golden Secret, que é o "sétimo ou oitavo" de sua linha, o protagonista de "A Máscara do Zorro", disse que os fabricantes "tentaram sintetizar o que viam" nele.

"O resultado é que vai-se amadurecendo com os anos e os perfumistas foram se adaptando a esse amadurecimento", disse o espanhol, que também foi perguntado pela classificação da Espanha e do Chile na Copa do Mundo de 2014.

"São duas 'vermelhas' que vão agora ao Mundial. Vocês dizem que a vermelha de verdade é a seleção do Chile... provavelmente é verdade, mas tomara que joguemos a final no Brasil", torceu.