Topo

Amazonas Film Festival começa com filme franco-italiano em Manaus

02/11/2013 03h12

A 10ª edição do Amazonas Film Festival (AFF) começou nesta sexta-feira (1) em Manaus com uma homenagem a Roberto Farias, um dos diretores de cinema mais antigos do Brasil, e com a exibição do filme franco-italiano "Un Giorno devi Andare", que é ambientado na capital do estado.

O diretor, responsável por filmes como "Os Trapalhões no Auto da Compadecida", "Cidade Ameaçada" e "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", foi ovacionado pelo público presente no espetacular Teatro Amazonas, construído no final do século XIX durante a época em que Manaus era "a capital mundial da borracha".

Farias foi reconhecido como um dos principais promotores do cinema nacional e sua trajetória foi lembrada em uma breve homenagem, na qual familiares e amigos rememoraram seu papel não só como diretor, mas também como roteirista.

O secretário de Cultura do estado do Amazonas, Robério Braga, afirmou que a trajetória do cineasta é um estímulo para os jovens que estão começando e acrescentou que o evento presta homenagem não só a Farias, mas a todo o cinema nacional.

O diretor agradeceu o reconhecimento, especialmente por ter tido a oportunidade de recebê-lo ainda vivo, e considerou a cerimônia desta sexta-feira como uma homenagem ao cinema nacional, pelo qual luta desde os 18 anos.

Após a homenagem e a apresentação do júri, do qual Roberto Farias é Presidente de Honra, os presentes assistiram a exibição de "Un Giorno devi Andare".

O longa, que narra a trajetória de uma jovem italiana que procura por respostas e está ambientado em Manaus, foi incluído na seção oficial do festival de Sundance deste ano.

O filme teve uma boa aceitação na sala por parte do público, que reconheceu as paisagens urbanas e as florestas do estado amazônico que serviram de fundo para a história.

O festival, que se estenderá até a próxima quarta-feira, terá um caráter independente, já que foram selecionados até três filmes que foram reconhecidos na seção oficial do festival de Sundance, fundado por Robert Redford no final dos anos 1970.

Além disso, contará com a presença do filme vencedor da Concha de Ouro de San Sebastián 2013, "Pelo Malo".

Além de oferecer um prêmio ao melhor longa-metragem e outro ao melhor curta-metragem das mostras, o festival também inclui um concurso de curtas dirigidos por jovens cineastas do estado do Amazonas, alguns dos quais participaram da cerimônia de abertura.