Topo

Manoel de Oliveira completa 105 anos pronto para rodar novo filme

13.mai.2010 - O cineasta português Manoel de Oliveira comparece com a mulher, Maria Isabel Brandão de Meneses, à edição de 2010 do Festival de Cannes para divulgar o filme "O Estranho Caso de Angélica" - Pascal Le Segretain/Getty Images
13.mai.2010 - O cineasta português Manoel de Oliveira comparece com a mulher, Maria Isabel Brandão de Meneses, à edição de 2010 do Festival de Cannes para divulgar o filme "O Estranho Caso de Angélica" Imagem: Pascal Le Segretain/Getty Images

Em Lisboa

10/12/2013 18h01

O cineasta Manoel de Oliveira, o mais longevo do mundo em atividade, completa 105 anos nesta quarta-feira (10) pronto para rodar "O Velho do Restelo", com produção prevista para 2014 e para o qual só falta financiamento.

Adelaide Maria de Oliveira Trêpa, filha de Oliveira, declarou que o projeto, um média-metragem sobre a história de Portugal através de textos de Camões e Cervantes, está pronto para começar a ser filmado no próximo ano caso consiga o financiamento necessário, calculado em US$ 480 mil.

O diretor será homenageado amanhã em sua cidade natal, Porto, em um ato na Casa de Imprensa, acrescentou Adelaide.

Com 60 filmes, Oliveira é considerado um dos autores mais universais de Portugal pela qualidade de sua obra, da qual fazem parte trabalhos como "Francisca" (1981), "A Divina Comédia" (1991), "Não, ou a Vã Glória de Mandar" (1990) e "Um Filme Falado" (2003).

Seu legado, que preserva a memória do século 20, aborda desde a tradição bíblica até a filosofia de Nietzsche.

Cultuado na Europa, Oliveira começou sua carreira em 1931 com o curta "Douro, Faina Fluvial", um documentário mudo em preto e branco.

Com o passar dos anos, sua produção cinematográfica aumentou, e desde os anos 80 realizou praticamente um filme por ano. Em sua longa carreira, trabalhou com atores como John Malkovich, Catherine Deneuve e Alfredo Mastroianni.

O Leão de Ouro de Veneza de 1985 por "O Sapato de Cetim" e o prêmio do Júri de Cannes, em 1999, por "A Carta", são alguns dos principais reconhecimentos que recebeu em sua extensa trajetória.