Topo

Brasileiro "Hoje eu Quero Voltar Sozinho" ganha prêmio da crítica em Berlim

O cineasta Daniel Ribeiro, diretor de "Hoje eu Quero Voltar Sozinho" - Reprodução/Facebook
O cineasta Daniel Ribeiro, diretor de "Hoje eu Quero Voltar Sozinho" Imagem: Reprodução/Facebook

Em Berlim

14/02/2014 16h19

O brasileiro "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, ganhou nesta sexta-feira o prêmio da Firepresci (Federação da Crítica Internacional), na seção Panorama do Festival de Berlim. O filme de Alain Resnais "Aimer, boire et chanter" (Amar, beber e cantar, em tradução livre) foi o premiado da competição oficial pelos críticos da Firepresci.

O longa do veterano diretor francês, que toma o formato de teatro filmado, tem na tela vários rostos frequentes do cinema francês, entre eles Sabine Azéma e André Dussoller.

O argumento gira em torno de três casais amigos e as situações que surgem entre eles diante da morte do sétimo personagem, um eterno galã que cortejou e segue cortejando as três esposas.

Já o filme de Daniel Ribeiro narra a luta de Leonardo, um jovem cego de 15 anos, interpretado por Guilherme Lobo, que procura ser independente em uma sociedade super protetora.

A chegada ao colégio de um novo colega despertará nele sentimentos desconhecidos, mas também os ciúmes de quem sempre foi sua amiga e confidente.

Em entrevista ao UOL, Ribeiro disse que o trunfo do filme é que os meninos se descobrem gay de uma forma não sexual. "Os adolescentes gays querem ser associados ao amor e ao afeto. Percebo que quando esses jovens contam aos pais ou no trabalho que são gays, as pessoas já imaginam o sexo. A parte romântica é esquecida. O filme é uma maneira de jovens dizerem aos pais: 'olha, é isso o que eu sinto'".

Os prêmios Fipresci foram entregues, como já é habitual, na véspera da cerimônia final da Berlinale, que acontece neste sábado, quando o júri, presidido pelo produtor americano James Schamus, divulgará os ganhadores dos Ursos.