Topo

Príncipe William entrega Bafta honorário a sua "avó" Helen Mirren

REUTERS
Imagem: REUTERS

16/02/2014 21h06

O príncipe William entregou neste domingo (16) o Bafta honorário da Academia Britânica do Cinema e da Televisão à veterana atriz Helen Mirren, que em várias ocasiões interpretou o papel de sua avó, a rainha Elizabeth 2ª.

O duque de Cambridge ressaltou que Mirren, a quem "provavelmente poderia chamar de avó", merece o prêmio "por sua destacada e excepcional contribuição ao cinema britânico".

John Willis, presidente da Academia de Cinema, avaliou a carreira cinematográfica da atriz e confessou que a acha uma das "mais sexies" do cinema britânico.

Mirren, de 68 anos, começou no mundo da interpretação através de grandes obras da dramaturgia transportadas para o cinema, como a tragédia de Shakespeare "Hamlet" (1976) e "Calígula", que o diretor italiano Tinto Brass adaptou em tom erótico em 1979 onde Mirren dividiu a cena com o recentemente falecido Peter O'Toole.

Entre 1992 e 1994, Mirren interpretou a detetive Jane Tennison na conhecida série de televisão policial britânica "Prime Suspect", papel pelo qual ganhou na época três Bafta.

A atriz alcançou o topo em 2006, quando protagonizou "A Rainha" de Stephen Frears, também diretor de "Philomena", e encarnou a rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra.

Pela interpretação, Mirren levou o Oscar de melhor atriz, um Bafta, um Globo de Ouro e o Prêmio do Sindicato de Atores dos Estados Unidos.

A "avó" do príncipe William no cinema também interpretou a rainha Elizabeth II nos palcos, no espetáculo "The Audience", em 2013, sobre as audiências semanais da soberana com os primeiros-ministros desde que chegou ao trono em 1952, de Winston Churchill a David Cameron.