Topo

Elefante que apareceu no filme "Alexandre" é morto por caçador de marfim

Elefante do filme "Alexandre" é morto por caçador de marfim - Reprodução
Elefante do filme "Alexandre" é morto por caçador de marfim Imagem: Reprodução

12/07/2014 09h52

Bangcoc, 12 jul (EFE).- Um dos elefantes que participou do filme "Alexandre", do diretor Oliver Stone e estrelado por Angelina Jolie e Colin Farrell, morreu envenenado na Tailândia por uma pessoa que depois roubou suas presas de marfim, de cerca de um metro de comprimento, informou neste sábado a imprensa local.

A carcaça do animal, um macho de 50 anos de idade, foi descoberta na sexta-feira na margem do rio Lop Buri, nos arredores da cidade de Ayutthaya, a antiga capital da Tailândia e localizada a cerca de 100 quilômetros de Bangcoc.

O diretor da polícia local, Sermkid Sitthichaikan, disse que o suspeito pelo crime é um antigo 'mahout' - tratador de elefantes - do Palácio Real de Ayuthayya, que tem antecedentes de roubos e foi visto na área bebendo com amigos no mesmo dia do ocorrido, segundo o jornal "The Nation".

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês) lembrou esta semana que a Tailândia dispõe de menos de um ano para cumprir com os requisitos da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES, sigla em inglês) na luta contra o contrabando de marfim.

"O país falhou em agir contra este problema durante anos, e tem que saber que esta é sua última oportunidade", afirmou o especialista da WWF Cumulam O'Criodain, em um comunicado da organização.

Segundo a ONG Traffic, o marfim à venda em Bangcoc triplicou desde que o governo da Tailândia se comprometeu a combater sua venda no mercado ilegal.