Topo

Seção paralela da Mostra de Veneza terá documentário sobre Messi; veja mais

Da EFE, em Roma

22/07/2014 14h02

O documentário "Messi", sobre Lionel Messi, de Álex de la Iglesia, e "O 5 de Oficinas", do argentino Adrián Biniez, concorrerão nas Jornada do Autor, seção paralela do Festival de Veneza, que teve a seleção anunciada nesta terça-feira (22).

O cineasta espanhol Álex de la Iglesia viajará para Veneza para apresentar o longa que conta a vida do ganhador de Messi desde que nasceu, em Rosário, cidade que é utilizada como set, até hoje.

O co-roteirista do documentário é o ex-jogador argentino Jorge Valdano, que também assistirá a exibição do filme. Ele fechará, fora da competição, esta seção paralela da 71ª edição do Festival de Veneza, que vai de 27 de agosto a 6 de setembro.

Também participará da Jornada, mas na competição, o argentino radicado no Uruguai, Adrián Biniez, que saltou à fama por sua ópera "Gigante", ganhadora de três prêmios no Festival de Cinema de Berlim de 2009.

Biniez apresentará "O 5 de Oficinas", que conta a vida de um jogador que, aos 35 anos, se dá conta de que é hora de deixar o campo e assumir as responsabilidades próprias da vida adulta, protagonizada por Esteban Lamothe e Julieta Zyllberberg.

Também o ator cubano Jorge Perugorría ira a Veneza, protagonista de "Retorno a Itaca - Retorno ao Havana", um filme do francês Laurent Cantet, baseado no romance do cubano Leonardo Padura, que reflete sobre uma geração marcada pelo drama do exílio.

Outro dos títulos destacados da seção é "One On One", do sul-coreano Kim Ki-Duk, um dos produtores mais prestigiados do cinema asiático, que abrirá as Jornadas, fora de competição.

Alguns autores promoverão seus primeiros trabalhos, como o cineasta Shawn Christensen que competirá com "Before I Disappear"; Mario Fanfani, com "Les nuits d'ete" e Peter Hoogendoorn com "Tussen 10 em 12".

Os filmes italianos "Pátria", dirigido por Felice Farina, e "I nostri ragazzi", de Ivano De Matteo, com Alessandro Gassmann e Giovanna Mezzogiorno, e a francesa "Metamorphoses", de Christophe Honoré, são outros dos 20 longas incluídos no programa da XI edição da "Jornadas do Autor" de Veneza.

A seção "Women's Tals", dedicado a promover a criatividade feminina, apresentará dois curtas-metragens: "Spark and Light", de Sob Yong Kim, e "Somebody", de Miranda July.