Topo

Ator Al Pacino será o homenageado deste ano no Festival de Toronto

O ator Al Pacino - Getty Images
O ator Al Pacino Imagem: Getty Images

Da EFE, em Toronto (Canadá)

05/08/2014 17h00

O ator americano Al Pacino será homenageado no terceiro evento de gala da edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Tiff), anunciou a organização do festival nesta terça-feira (5).

Pacino participará de um bate-papo no dia 3 de setembro sobre sua carreira, seguido de apresentações de música e de um leilão. Os fundos arrecadados no evento serão destinados a obras de caridade no campo da saúde mental. Nos dois primeiros, foi arrecadado US$ 1 milhão.

A 33ª edição do festival, considerado um dos três mais importantes do mundo, acontece entre os dias 4 e 14 de setembro com a participação dos principais nomes do mundo do cinema internacional.

Neste ano, o filme "The Judge", do diretor David Dobkin e protagonizado por Robert Downey Jr. e Robert Duvall, abrirá a mostra.

Al Pacino estará presente com dois filmes neste ano: "Manglehorn" e "The Humbling". O evento também terá a estreia mundial do filme "Learning to Drive", da diretora espanhola Isabel Coixet, protagonizado por Patricia Clarkson e Ben Kingsley.

Programação
Embora os organizadores ainda não tenham anunciado a lista final de filmes que serão exibidos neste ano, o Tiff já revelou 13 filmes para as sessões de gala e 46 para as apresentações especiais, que incluem 37 estreias mundiais de diretores como Chris Rock, Noah Baumbach, Susanne Bier, Philippe Falardeau, Ning Hao, François Ozon e Lone Scherfig.

Entre as estreias mundiais deste ano no programa de sessões de gala estão "Black and White", de Mike Binder, com Kevin Costner e Octavia Spencer; "O Protetor", de Antoine Fuqua, com Denzel Washington; "Une Nouvelle Amie", de François Ozon, e "This Is Where I Leave You", de Shawn Levy, com Jane Fonda, Jason Bateman e Tina Fey.

O filme que fechará o festival em 14 de setembro é o longa-metragem britânico "A Little Chaos", de Alan Rickman, protagonizado por Kate Winslet, Stanley Tucci e o próprio Rickman.

A programação do festival terá ainda a exibição da coprodução hispano-argentina "Relatos Selvagens", de Damián Szifron e com atuação de Ricardo Darín, Leonardo Sbaraglia, Érica Rivas, Rita Cortese e Dario Grandinetti.