Topo

Steve McQueen receberá prêmio especial da Academia de Cinema Europeu

O diretor Steve Mcqueen, durante a festa de entrega do Oscar de 2014 - AFP PHOTO
O diretor Steve Mcqueen, durante a festa de entrega do Oscar de 2014 Imagem: AFP PHOTO

De Berlim

29/09/2014 12h54

O ator e diretor de cinema britânico Steve McQueen receberá o prêmio especial da Academia de Cinema Europeu, informaram nesta segunda-feira (29) fontes da instituição, com sede em Berlim.

McQueen, cujo longa "12 Anos de Escravidão" obteve neste ano o Oscar de melhor filme, será homenageado com o prêmio no dia 13 de dezembro na capital da Letônia, Riga.

O júri dos prêmios europeus destacou em sua argumentação tanto a trajetória do cineasta como seu trabalho na direção. Além de "12 Anos de Escravidão", ele dirigiu "Fome" e "Shame", estrelados por Michael Fassbender.

A Academia de Cinema Europeu revelou os 50 pré-selecionados na categoria de melhor filme do ano, entre eles os espanhóis "Hermosa Juventud", de Jaime Rosales; "La herida", de Fernando Franco; "Vivir Es fácil con los Ojos cerrados", de David Trueba; e "Caníbal", de Manuel Martín Cuenca.

Os finalistas desta lista serão anunciados em 8 de novembro, no Festival de Cinema de Sevilha.

A Academia de Cinema Europeu conta com cerca de 3.000 membros em todo o continente, que devem decidir por votação os candidatos nas categorias de melhor filme europeu, diretor, ator, atriz e roteirista.

Fundada em 1988 por Wim Wenders, Ingmar Bergman e outros 40 cineastas europeus, a Academia nasceu como alternativa continental a Hollywood.