Topo

Atriz da Nouvelle Vague Marie Dubois morre aos 77 anos

A atriz francesa Marie Dubois - Divulgação
A atriz francesa Marie Dubois Imagem: Divulgação

15/10/2014 17h33

A atriz francesa Marie Dubois, uma das atrizes mais identificadas com a "Nouvelle Vague", morreu nesta quarta-feira aos 77 anos na cidade de Lescar, publicou informou o jornal local "Sul Ouest". Ela também é conhecida por fazer parte do elenco de "Jules e Jim - Uma mulher para dois", de Truffaut (1962).

Sofrendo há pelo menos uma década de esclerose múltipla, a loira atriz começou forte sua carreira no mundo do cinema: seus três primeiros filmes foram dirigidos por Eric Rohmer, François Truffaut e Jean-Luc Godard.

Ao longo de quarenta anos (1959-1999) de carreira, Dubois -cujo verdadeiro nome era Claudine Huzé- passou pelas câmaras de outros ícones da direção como Luchino Visconti, Claude Chabrol, Roger Vadim ou Louis Malle.

Dubois apareceu em clássicos do cinema francês como "Uma Mulher É Uma Mulher" (1961), de Godard, e "La Menace", de Alain Corneau, com o qual ganhou o César de atriz coadjuvante em 1977.

Quando sua esclerose restringiu sua capacidade de movimento, Dubois encerrou a carreira. Eça recebeu ano passado a Legião de Honra, reconhecimento dado pelo Estado francês em reconhecimento ao conjunto de sua carreira.