Topo

Beleza fria de "Ida" conquista Hollywood e rende 2 indicações ao Oscar

15/01/2015 18h45

Após conquistar as categorias de melhor filme, direção, roteiro, fotografia e de ganhar o prêmio do público no European Film Awards, o filme polonês "Ida", rodado em preto e branco e com pouquíssimos diálogos, foi indicado nesta quinta-feira (15) ao Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor fotografia.

Dirigido por Pawel Pawlikowski, também responsável pelo roteiro, juntamente com Rebecca Lenkiewicz, o filme foi indicado ao Globo de Ouro, mas perdeu para o russo "Leviatã", com o qual disputa agora a estatueta.

O reconhecimento dos acadêmicos de Hollywood foi além das expectativas, pois, apesar de a indicação para a categoria de melhor filme estrangeiro já ser esperada, a segunda indicação, de melhor fotografia, foi uma surpresa. Não por falta de merecimento -ao contrário-, mas por ser incomum filmes estrangeiros receberem mais de uma indicação.

As imagens em preto e branco são o suporte essencial para esta história, que apesar de devastadora é belíssima.

"Ida" é o nome verdadeiro de uma jovem noviça que vive em um convento/orfanato na Polônia desde bebê e que, antes de fazer seus votos para se tornar freira, é orientada a ir atrás de sua tia Wanda, única familiar ainda viva após a invasão nazista. A devoção da moça e os segredos guardados por sua tia são evidenciados ao longo da história e servem para que Pawlikowski aborde temas universais.

"É uma reflexão sobre identidade, sobre fé, sobre a história individual e sobre os vínculos familiares", declarou o diretor em entrevista à Agência Efe, durante a apresentação do filme em Madri.

Convite à meditação

Para Pawlikowski, o mais relevante é o fato de a personagem "ter uma fé muito forte, mas não a fé convencional: esta não é a lição do filme, mas sim a coerência da personagem". E sobre a fotografia, feita por Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski, e o formato quadrado do filme, explicou: "Eu não busquei beleza, queria fazer um filme que convidasse à meditação, por isso a fotografia e a forma tentam fugir do drama e das emoções brutais e procuram o olhar distante e com outro tipo de paixão".

"Reconheço que sinto nostalgia na Polônia daquela época e por isso tentei modelar esse mundo idealizado, mágico, um pouco melancólico e, sim, muito belo", acrescentou Pawlikowski.

Esta é a décima vez que uma produção da Polônia é indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, mas até hoje o país não levou este prêmio.

Além de "Ida", outros quatro filmes foram indicados para a categoria: "Relatos Selvagens", de Damián Szifrón (Argentina); "Leviatã", de Andrey Zvyagintsev (Rússia); "Tangerines", de Zaza Urushadze (Estônia) e "Timbuktu", de Abderrahmane Sissako (Mauritânia).

Veja o trailer legendado de "Ida"