Topo

Homenageado no Festival de Berlim, Wim Wenders está de olho no Oscar

De Berlim

12/02/2015 17h09

O diretor alemão Wim Wenders recebeu nesta quinta-feira a homenagem da 65ª edição do Festival de Berlim, na forma de um Urso de Ouro de Honra, em reconhecimento a uma carreira construída tanto na Alemanha como no resto da Europa e do mundo.

"Estou para chegar aos 70 em agosto—, e é momento não só de pensar no que fiz, mas também no que talvez não poderei fazer mais", refletiu o cineasta durante a entrevista coletiva anterior à cerimonia da noite, em que receberá o prêmio simbólico e acontecerá exibição de "O amigo americano" (1977).

"Com Wim Wenders honramos um dos grandes artífices do cinema de autor de nossos dias", destacou o diretor do festival, Dieter Kosslick.

Nascido em Düsseldorf, na bacia do Ruhr, Wenders é um dos principais expoentes do cinema alemão, e também um dos cineastas do país mais internacionais.

Ele rodou tanto na Europa como nos Estados Unidos, em alemão e em inglês, e é a alma máter e presidente da Academia do Cinema Europeia, nascida na década 80 como uma alternativa continental ao cinema de Hollywood.

A cerimônia da entrega do Urso de Ouro de Honra é o ápice do ciclo dedicado ao cineasta nesta edição, com títulos míticos, como "Paris Texas" (1984), "O céu sobre Berlim" (1987) e "Pina", lançado no Festival de Berlim em 2011.

Junto com esta retrospectiva, foi exibido em Berlim seu mais recente longa, "Tudo Vai Dar Certo", um melodrama rodado em 3D - como o documentário "Pina - e protagonizado por Charlotte Gainsbourg e James Franco.

O filme não foi bem recebido em sua estreia no Festival e Wenders se viu obrigado hoje de novo a justificar o uso da técnica 3D nesse filme.

"É uma técnica que engrandece a expressão das emoções", disse.

Fora dessa questão, Wenders se referiu as suas expectativas de levar um Oscar com "O sal da terra", o documentário sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.

"Estou preparado para viajar para a cerimônia. Claro que estou. Não a perderia nem se tivesse certeza que não vou ganhar", brincou.