Topo

Magali Noel, atriz de "Amarcord", morre aos 81 anos

Magali Noel, como a personagem Gradisca em cena de "Amarcod", de Federico Fellini - Divulgação
Magali Noel, como a personagem Gradisca em cena de "Amarcod", de Federico Fellini Imagem: Divulgação

De Paris

23/06/2015 15h47

A cantora e atriz francesa Magali Noel, que interpretou a canção "Fais-Moi Mal, Johnny", de Boris Vian, deu forma aos desejos sexuais de Federico Fellini em filmes como "A Doce Vida" (1960) e encarnou a sensual personagem Gradisca em "Amarcord" (1973), morreu aos 81 anos, informou nesta terça-feira (23) sua família.

Prestes a completar 82 anos, a artista, nascida na Turquia, em 1932, com o nome de Magali Noelle Guiffray, morreu no asilo onde morava na cidade de Chateauneuf-Grasse, no departamento Alpes Marítimos, frança.

Magali estreou como cantora de cabaré e se lançou ao cinema nos anos 1950. Com cerca de 80 filmes em sua carreira, seu primeiro sucesso chegou em 1956 pelas mãos de Jean Renoir, no filme "Estranhas Coisas de Paris", que lhe abriu um caminho artístico muito ligado ao cinema italiano de Giorgio Simonelli, Luciano Emmer, Giorgio Bianchi, e também com Constantin Costa-Gavras e Denis Parent, diretor de seu último filme, "Rien que du Bonheur", em 2003.

Mas Magali será lembrada sempre por dar vida a algumas das fantasias sexuais de Fellini, como o personagem Gradisca, no filme "Amarcord".

Na França, é recordada, especialmente, por sua carreira paralela como cantora, graças à canção escrita por Boris Vian e composta por Alain Goraguer "Fais-moi mal, Johnny". Durante mais de três décadas, ela interpretou essa canção --considerada por muitos a precursora do rock francês e cuja letra chegou a ser alvo de censura - junto ao pianista Hervé Sellin.

Magali se casou com o ator Jean-Pierre Bernard, com quem teve uma filha. Posteriormente, adotou outros duas crianças.