Topo

Chileno "O Clube" é o grande vencedor da 25ª edição do Cine Ceará

De Fortaleza, no Ceará

25/06/2015 06h06

O filme "O Clube", dirigido pelo chileno Pablo Larraín, venceu nesta quarta-feira (24) os prêmios de melhor longa-metragem, ator (concedido a todo o elenco masculino), roteiro e crítica, convertendo-se assim no grande vencedor da 25ª edição do Cine Ceará.

A produção, que liderou a seção latino-americana do festival, foi a encarregada de inaugurar a mostra competitiva na quinta-feira passada, depois que ganhou em fevereiro o Urso de Prata no prestigiado Festival Internacional de Berlim.

O drama de Larraín, que não esteve presente no festival, gira entorno de quatro sacerdotes que tentam expiar seus pecados em uma casa isolada perto do mar e cuja tranquilidade é quebrada com a chegada de um quinto homem.

O outro filme da noite foi o português "Cavalo Dinheiro", de Pedro Costa, que ficou com os prêmios de melhor fotografia, direção de arte e som, enquanto o basco "Loreak" levou o prêmio de melhor atriz, com Itziar Ituño, que representou o filme durante o festival.

Por outro lado, "Jauja", do argentino Lisandro Alonso, um dos favoritos, saiu do festival apenas com o prêmio de melhor direção.

O cubano "A Obra do Século", dirigido por Carlos Machado Quintela, foi agraciado com os prêmios de melhor edição e trilha sonora, enquanto o documentário "Cordilheiras ao Mar: A Fúria do Fogo Bárbaro", do jornalista brasileiro Geneton Moraes Neto, recebeu um prêmio especial do júri pela discussão do papel de Glauber Rocha na história do Brasil.

A 25ª edição do Cine Ceará terminou nesta quarta na cidade de Fortaleza com uma programação de 60 filmes que homenageou o "novo cinema espanhol".