Topo

Michael Douglas se reinventa em "Homem Formiga"

De Londres, Inglaterra

19/07/2015 20h05

O ator americano Michael Douglas se reinventou no filme "Homem-Formiga", a nova produção de super-heróis de Marvel que estreou neste fim de semana no Brasil, ao interpretar o médico Hank Pym, personagem que se afasta de seus papeis mais comuns.

Pym é um cientista que nos anos 60 desenvolve um soro que reduz quem o bebe ao tamanho de uma formiga, mas conservando a força de um humano.

O filme gira em torno da proteção da fórmula do soro, e o doutor Hank Pym precisa da ajuda do ladrão Scott Lang (Paul Rudd), que se transformará no micro super-herói "Homem-Formiga".

Em entrevista à Agência Efe, Douglas, de 70 anos, afirmou que atuar em "Homem-Formiga" o fez se sentir uma criança outra vez e que o filme é "sem dúvida o mais gracioso da saga Marvel".

"Meus filhos estão mais emocionados com este filme do que com qualquer outra que eu tenha feito antes", reconheceu o ator, ganhador de dois Oscar (como produtor de "Um estranho no ninho" e como melhor ator em "Wall Street").

Douglas admitiu que não lia histórias em quadrinhos antes de embarcar neste filme, mas que para entrar na pele de seu personagem leu os quadrinhos da Marvel publicados a partir de 1960.

O ator, que iniciou sua carreira cinematográfica nos anos 60, contou que a forma de escolher seus papéis não mudou.

"Mais do que em meu papel, na hora de escolher um filme penso no filme completo, talvez porque também sou produtor e, além disso, não quero fazer um bom papel em um filme ruim", explicou à Efe.

Por isso, disse que quando ofereceram o papel em "Homem Formiga", se entusiasmou com a ideia de poder mudar de registro e interpretar um personagem diferente dos anteriores.

"Nunca antes em minha carreira fiz nada como isto: é novo, é fresco e me dá a oportunidade de aprender outras coisas", apontou o protagonista de "Instinto Selvagem".

Em sua primeira participação em uma produção de super-heróis, Douglas ficou "fascinado com os efeitos especiais" e elogiou o trabalho dos atores que atuam nestes filmes.

"Respeito muitíssimo os atores que fazem este tipo de cinema porque aqui é onde atua de verdade, tem que fingir, porque não há nada diante de si, só telas verdes", explicou Douglas.

A estrela de Hollywood confessou que esse foi exatamente o maior desafio que enfrentou nas filmagens, "imaginar que tudo estava ali quando não havia nada".

"Diziam: nesta cena você está pendurado em um míssil a 1.000 km/h, mas estava sentado em uma cadeira que se movimenta. Nesse momento me sentia bastante bobo", contou o ator.

Douglas também destacou a atuação do outro protagonista do filme, Paul Rudd, habituée das comédias românticas, que interpretou o super-herói Homem Formiga.

"Paul é fantástico, fez um trabalho incrível, é um homem encantador com um senso de comédia genial. Realmente me alegro de tê-lo conhecido", elogiou Douglas.

O elenco do filme, dirigido pelo americano Peyton Reed, ainda tem Evangeline Lilly, que interpreta a filha de Hank Pym, e Michael Peña, companheiro de prisão do Homem Formiga.